4 Características De Um Bom Líder

post-491-4-Caracteristicas-De-Um-Bom-Lider

As características de liderança são reconhecidas mundialmente como um fator fundamental em gestão empresarial. Um administrador de qualidade procura ser um líder que deve ser tomado como exemplo e possuir atributos esperados pela sua equipe de trabalho. As funções dos líderes mesclam habilidades técnicas, humanas e conceituais que são aplicadas em diferentes níveis organizacionais.

Em razão de constantes mudanças no mundo, as organizações foram submetidas a uma reestruturação interna e a uma busca pela excelência gerencial.  Desta forma, as habilidades, o conhecimento, as facilidades e a eficácia passaram a ser mais requisitadas.

Em suma, a liderança é uma ferramenta conectada diretamente às pessoas. E, para que o objetivo seja alcançado de acordo com o que foi proposto pelo líder, é necessário que haja uma relação de confiança entre os envolvidos. Contudo, para inserir essa confiança, o papel do líder é buscar o desenvolvimento pessoal, aperfeiçoando o conhecimento e a qualificação, pois quando alguns de seus atributos forem exigidos, ele deve estar preparado para demonstrar suas competências.

Veja agora quatro ferramentas e características de um bom líder:

Valorizar a equipe

Deve-se confiar em sua equipe, mantendo sempre o respeito e reconhecimento pelo trabalho e esforço de todos os colaboradores, independente da posição que cada um ocupa dentro da empresa.

Ter flexibilidade 

Saber lidar com a autoridade de forma que seja respeitado pelos funcionários e não temido.  Deve persistir com suas opiniões, porém saber ouvir e até ceder quando for necessário.

Possuir empatia

É importante entender as dificuldades e os valores pessoais de cada um, contribuindo para o crescimento coletivo.

Saber planejar

O líder deve planejar de maneira organizada as atividades do dia a dia, além de identificar e propor alternativas para dificuldades encontradas pela equipe, buscando os resultados em tempo hábil e com melhor qualidade
photo credit: The Marching Band via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.