5 dicas na hora de contratar

post-162

Contratar novos colaboradores é tarefa presente no planejamento de qualquer empreendedor que espera crescer. Assim, compor o time que levará a empresa ao sucesso (ou ao fracasso) torna-se uma tarefa extremamente importante, especialmente nos estágios iniciais.

Um novo colaborador em uma empresa com 5 pessoas causará muito mais impacto que 10 contratações em uma empresa com milhares de colaboradores. Entretanto, muitos empreendedores não dedicam a devida atenção ao processo e as métricas para avaliar se a contratação foi boa para a empresa. Sem isso, o turnover costuma ser elevado em pequenas empresas e, consequentemente, os empreendedores perdem (e deixam de ganhar) dinheiro.

Para ajudá-lo nessa tarefa estratégica, separamos 5 dicas para você considerar no próximo processo seletivo que executar.

Defina o escopo com clareza

O futuro colaborador deve ter plena consciência do que o/a espera. Deixe claro todas as habilidades necessárias para a vaga em questão e o tipo de profissional esperado para ocupá-la. Além disso, antecipe as principais dificuldades e os desafios que o colaborador terá quando assumir a função.

Este prévio alinhamento fará com que falhas de comunicação prejudiquem o desempenho do colaborador e, consequentemente, da empresa.

Procure nos lugares certos

Antes de anunciar a vaga, defina bem o escopo e o perfil esperado do colaborador. Após isso, você deve definir quais os melhores lugares para procurar o perfil desejado. Lembre-se que existem muito mais opções do que apenas os principais portais de emprego.

Utilize o Facebook, o Linkedin e até sua rede pessoal de contatos. Para programadores, por exemplo, visite feiras de tecnologia e eventos de programação, como o Hackthon.

Cultura Organizacional

Tão importante quanto preencher todos os pré-requisitos para desempenhar as funções que a vaga exigirá, é garantir que todos os funcionários (incluindo os novos) estão alinhados com a cultura da empresa. Resumidamente, Cultura Organizacional é o modo como a empresa age com todos os seus stakeholders e funcionários. É um guia para o comportamento de todos os funcionários.

Além de pontos básicos, como agir com ética, garanta que sua cultura organizacional esteja clara para os aplicantes antes da contratação.

Estamos (sempre) contratando

Grandes empreendedores nunca desperdiçam a chance de contratar excelentes colaboradores. Comece a considerar qualquer pessoa (com potencial) como um possível futuro colaborador.

Impressione!

Os melhores candidatos dificilmente receberão apenas a sua proposta de trabalho. Em geral, eles participam de alguns processos e, ao final, escolhem a empresa que querem trabalhar.

Portanto, considere a contratação como uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que o candidato deve te impressionar para conseguir a vaga, a empresa (representada pelo recrutador) deve impressioná-lo, a fim de garantir que a será escolhida.

É impossível saber quem é o candidato perfeito antes da contratação e algum tempo de adaptação. Entretanto, com essas dicas, a assertividade do processo será maior e, provavelmente, você conseguirá economizar tempo e dinheiro.

Betalabs

photo credit: annrkiszt via photopin cc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.