5 dicas para manter o atendimento humanizado na era digital

como-manter-o-atendimento-humanizado

Na era digital, onde quase tudo é tratado eletronicamente, o uso de sistemas de controle de atendimento é quase inevitável. Com a explosão desse mercado, surgiram excelentes ferramentas como o Zendesk ou o Tawk.To. São softwares poderosos, multicanais que integram o website, e-mail e redes sociais da sua empresa, mas que não garantem o atendimento humanizado, crucial para a experiência do cliente.

O envio de um e-mail para o suporte de uma empresa que utiliza essas ferramentas abre e informa automaticamente o número de um ticket para o cliente. Esse fluxo parece eficiente e organizado, mas ao mesmo tempo o excesso de automação pode levar a completa falta de humanização do atendimento. É preciso estar alerta para não deixar a operação entrar no piloto automático.

Confira abaixo cinco dicas para garantir o melhor atendimento para os seus clientes:

Invista em treinamento

Não tem segredo, é essencial que sua equipe conheça bem o seu produto e, acima de tudo, esteja bem orientada sobre como responder seu cliente. Ser atencioso, educado e solicito é muito importante pra uma boa percepção sobre o seu atendimento.

Consulte o histórico do cliente

O profissional de atendimento precisa verificar o histórico de problemas do cliente atendido. Um cliente com várias ocorrências recentes ou em aberto pode estar mais descontente. Esse tipo de análise também evita que o cliente obtenha a mesma resposta para um questionamento adicional a primeira resposta.

Vá além do questionamento

O seu time pode ser proativo e oferecer alternativas para seus clientes. Nem sempre todas as solicitações podem ser atendidas, mas muitas vezes sua empresa pode ter serviços e ferramentas semelhantes que atendam ao objetivo do cliente.

Monitore a ocorrência após o fechamento

É importante se certificar que a dúvida ou ocorrência foi finalizada. Isso pode ser feito com uma ferramenta de monitoramento ou questionando o cliente com uma pesquisa de satisfação (que inclusive pode ser automática).

Defina métricas para o monitoramento

É importante acompanhar a evolução do seu atendimento (tempo de resposta, satisfação e segmentos do negócio com maiores ocorrências). Porém, acima de tudo, é importante que as lideranças da empresa sejam alertadas sobre os casos que eventualmente estejam fora da curva. Esse monitoramento é essencial para que uma atitude rápida seja tomada em face a um problema grave.

Plataforma com integração de chats

Para equilibrar o atendimento, é importante o investimento em uma plataforma que integra o seu site com chats bots, porém que te oferece liberdade para oferecer atendimento humanizado e personalizado, através da automatização de processos e gestão facilitada. Conheça a Betalabs, uma das maiores plataformas de gestão, e-commerce e assinaturas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.