A importância dos testes na qualidade do software

post-119

post 119

Manter a qualidade de um sistema nem sempre é uma tarefa simples. A cada nova atualização, tomamos o risco de estragarmos alguma função pré-existente ou criarmos erros com as novas funcionalidades, e a melhor maneira de evitar tais problemas é testando o software.

Testar o software nem sempre é uma tarefa simples. Durante os últimos anos, diversas metodologias de desenvolvimento e testes surgiram para tentar se resolver o problema. Algumas praticas utilizadas no mercado visando garantir a qualidade do software são:

– “Code Review”

A ideia é que todo o código produzido deve passar necessariamente por mais de um colaborador, para assim, aumentar a chance de localizar os erros antes mesmo de eles serem executados. Uma outra pratica com o mesmo objetivo é o “pair programming”, onde os colaboradores devem desenvolver códigos em duplas.

– Testes Automatizados de Unidade

São testes feitos via código, onde os próprios desenvolvedores criam testes para as funcionalidades desenvolvidas. Quando alguma nova alteração é feita, é preciso reaplicar os testes, e em caso das novas alterações terem causado algum problema a alguma funcionalidade preexistente, os mesmos serão acusados.

– Equipe de Qualidade

A função da equipe de qualidade é garantir a usabilidade e a consistência do sistema. Apesar de existirem diversas formas de se prevenir os erros de aparecerem, é essencial alguns colaboradores testarem o software visando encontrar problemas e manter a qualidade antes de ser disponibilizado ao cliente final.

DuarteFelipe Duarte Rios – Desenvolvedor WEB da Betalabs, Graduando em Ciência da Computação pelo IME/USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.