Cinco pontos que merecem atenção no uso da estratégia do frete grátis

5-PONTOS-FRETE-GRATIS

O Frete Grátis é uma das estratégias mais populares para chamar a atenção do consumidor e engajar as vendas de uma loja virtual, mas, como já é sabido, não há nada realmente grátis neste tipo de promoção e no final das contas o custo com o transporte destas mercadorias deverá ser pago pelo rendimento do próprio evento, isto é, pelo faturamento da loja virtual.

Diante deste fato, o planejamento adequado deste tipo de estratégia é essencial para evitar prejuízos para a loja e é por isso que a Betalabs separou cinco pontos que merecem atenção na hora de considerar aplicar o Frete Grátis no seu e-commerce. Confira!

Objetivo

Assim como qualquer promoção, o uso do frete grátis deve ser guiado por um objetivo, como a aquisição de novos clientes, a divulgação de um novo produto, o aumento de vendas ou mesmo a liquidação de unidades de uma mercadoria estagnada no estoque. A definição de um objetivo claro é fundamental para estabelecer os demais aspectos a serem considerados na promoção e minimizar a probabilidade de prejuízos para a empresa.

Abrangência da promoção

De acordo com o objetivo da promoção o lojista deverá delimitar a abrangência da mesma, ou seja, qual o critério para que o frete grátis seja disponibilizado ao cliente: Frete grátis para todos os produtos da loja? Apenas para algumas categorias? Somente para compras acima de determinado valor? A partir da compra de x unidades do produto?

Cobertura geográfica

Da mesma maneira que a abrangência, o Frete Grátis pode ser restrito apenas a determinadas cidades ou estados de acordo com o objetivo principal da promoção. Se o objetivo for, por exemplo, engajar clientes que abandonam o carrinho na etapa do cálculo de frete, o lojista pode levantar quais cidades ou estados há maior incidência de abandono e aplicar o frete grátis nas localidades ou ainda, caso o objetivo da promoção seja alavancar vendas, é possível limitar o frete grátis apenas para as áreas onde há maior saída de produtos ou que concentrem a maior parcela de clientes da loja.

Transportadoras e tabelas de frete

Ao se tratar de fretes é necessário que o lojista mantenha comunicação constante com as transportadoras que prestam serviços ao seu negócio, acompanhando e atualizando suas tabelas de frete quanto ao preço e áreas de cobertura. Antes de efetuar a promoção realize simulações junto às transportadoras escolhidas para se certificar de que estas estarão devidamente aptas para dar conta do volume de pedidos e se o custo envolvido nas operações será condizente com o faturamento estimado da promoção.

Atenção à qualidade do serviço

Oferecer frete gratuito para seus clientes não dá  o direito de oferecer um serviço de menor qualidade do que o frete pago. Para que a promoção tenha êxito é necessário que o cliente se sinta plenamente satisfeito com sua compra antes, durante e depois de todo o processo, com o produto chegando as suas mãos em perfeito estado e no prazo previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.