Blog

Betalabs

Como melhorar o Fluxo de Caixa?

Rate this post

post3

Um dos grandes desafios – para alguns, problema – em gerir um empresa é controlar corretamente os valores que entram e saem do caixa. Essa diferença, que não depende apenas de quanto você fatura e quanto gasta, é, muitas vezes, a diferença entre as empresas que quebram e as que sobrevivem.

Pensando nisso, resolvemos fazer um post compartilhando dicas para melhor gerir seu fluxo de caixa e garantir que você não fique sem dinheiro para pagar suas obrigações.

1) Incentive os clientes a pagarem o quanto antes

Quanto antes você receber do seu cliente, mais capital disponível terá. Para isso, você pode oferecer descontos para os clientes que se dispuserem a pagar à vista ou com prazo mínimo de pagamento. Entretanto, antes de tomar essa decisão, faça uma análise do Contas a Receber. Caso seu fluxo esteja sob controle, ou seja, segundo o seu planejamento (espero que você tenha um!) você terá dinheiro em caixa nos dias do pagamento, oferecer os descontos, talvez, não seja uma boa opção.

2) Consolide suas linhas de crédito

Muitas micro e pequenas empresas têm dificuldades para obter linhas de crédito junto aos bancos. Porém, o que deveria existir para ajudar as empresas, acaba se tornando um problema. Principalmente quando o número de empréstimos atrapalha o controle. Assim, uma boa dica é, caso você tenha mais de uma linha, tentar unificá-las na mesma conta e, com isso, negociar uma redução nos juros. Além de pagar menos pelo valor utilizado, será muito mais fácil controlar valores de uma única linha no seu fluxo de caixa.

3) Tenha projeções

Organize seu fluxo de caixa para um período de, pelo menos, 90 dias. Entretanto, é importante ser realista quando preencher as previsões para os meses seguintes, pois, caso contrário, a previsão exagerada ou subestimada afetará suas decisões de estoque, por exemplo.
Assim, mantenha seu fluxo com projeções realistas a fim de evitar surpresas e ter que ir ao banco conseguir um empréstimo emergencial – com juros mais altos!

4) Gerenciamento de estoque

Apesar de ser essencial para o funcionamento da empresa, estoque não gera juros e, por isso, é um capital que a empresa não pode investir. Com isso, caso não haja um controle de estoque eficiente, além dos custos de armazenagem – e as perdas que ocorrem naturalmente – a empresa poderá perder oportunidades de investimento se gastar demais com estoque e, assim, não ter caixa suficiente para investir. Você sabe qual seu estoque mínimo? E máximo? Sabe projetar a receita para os dois cenários? São perguntas assim que ajudarão sua empresa a gerenciar de forma mais eficiente o estoque e adequá-lo com as reais necessidades do negócio – que variam de acordo com a época do ano e contexto do mercado.

As dicas mencionadas de nada valem se você não se empenhar e atualizar seu fluxo de caixa diariamente (ou o mais rápido possível) para garantir que todas as informações sejam precisas e contribuam para suas decisões.

Uma solução para empresas que já possuem verba para investir é o ERP Cloud, oferecido pela Betalabs. Além de unificar e organizar todas as informações que você precisa para gerir o fluxo de caixa, todo o sistema é baseado em nuvem. Com isso, você não terá nenhum gasto com servidor, manutenção ou equipe de TI.

Acesse nosso site e veja mais sobre o ERP Cloud.

Se interessou? Entre em contato conosco.

Boa sorte!

Betalabs

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e artigos sobre ERP e plataforma e-commerce

Betalabs Tecnologia - Rua Urussuí 300, 9º andar - Itaim Bibi - CEP: 04542-051 - São Paulo - SP
Conheça o Droid Commerce e melhore a conversão da sua loja virtual! Ative agora mesmo!Aumentar Conversão >>
+