4 dicas para manter sua gestâo organizada

crise1

A economia brasileira vem registrando desaceleração, além disso o período de jogos da copa e a indefinição das eleições tem deixado o mercado muito instável. Todos esses pontos somados ao baixo crescimento do PIB podem ser um alerta de atar os cintos para passar por um período de turbulência. Nesse cenário é importante ajustar a gestão do seu negócio para navegar com segurança em águas agitadas.

1 Reveja seus números – olhe para as finanças dos meses anteriores. Seu fluxo de caixa foi consistente? O resultado foi coerente com as suas metas? Uma boa maneira de projetar seu fluxo nesse período é analisar os meses anteriores e utilizar um fator de aumento / diminuição da sua demanda. A dica é sempre estar preparado para números desfavoráveis e inadimplência.

2 Defina prioridades- Escolher bem seus objetivos é ideal para manter o foco e auxilia muito o seu planejamento financeiro. Crie uma lista dos investimentos e custos mais relevantes. Após uma revisão detalhada é possível cortar o que não for essencial.

3 Pense grande, mas se planeje considerando que você pode vender menos – Planeje números que deixem você e sua equipe motivada e desafiada. Porém planeje seus custos considerando diversos cenários de faturamento tanto dentro quanto fora da meta, Lembre-se que custo é igual unha, deve-se cortar sempre.

4 O melhor é o orçamento base zero – Planejar e projetar os custos é, sem dúvida, essencial para o bom desempenho da sua empresa, mas definir orçamento de mais para algumas áreas pode ser perigoso e levar sua equipe a ser menos prudente com gastos. Num cenário mais conturbado você não pode esquecer de projetar perdas e custos extras com inadimplência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.