Hábitos e Práticas de um Bom Programador

post-103

post 103O assunto de hoje é destinado a programadores/desenvolvedores/analistas de sistemas/programadores de fim de semana/aspirantes a programadores ou qualquer um que tenha a intenção de criar códigos.

Então vamos nos referir a esse indivíduo como “coder”.

A essência de um bom coder é saber exatamente o que está acontecendo no seu código e não programar às cegas, para iniciarmos o assunto devemos nos atentar às características de um bom coder que são:

– Resolução de problemas lógicos

– Leitura constante

– Saber Googlear (Sim, saber procurar é requisito imprescindível)

– Inglês intermediário (Tudo quanto é novidade é documentado em inglês, então não tem jeito)

Continuando, quando escrevemos algum código devemos saber exatamente o que cada linha, função/método, propriedade, objeto ou seja lá o que você estiver codificando faz.

E isso é adquirido através da prática, no entanto existem hábitos e práticas que podem auxiliar nessa caminhada e até mesmo acelerar o caminho até o topo.

Uma delas é conhecer as bibliotecas de funções utilizadas pela linguagem que você está codificando (e mais uma vez saber exatamente para o que ela serve e como elas funcionam).

Dessa forma, isso irá poupar tempo de desenvolver algoritmos complexos de funções que talvez já existam.

A computação é uma ciência exata que trata da resolução de problemas, mas é necessário abstrair e olhar de outros pontos, afinal um problema pode ser solucionado de diversas maneiras logo o trabalho do coder é achar o melhor modo de resolvê-lo, o que me leva à conclusão de que programação é uma arte e não algo imutável com um único caminho exato.

Uma das vantagens de trabalhar na área de desenvolvimento (essa dica é para quem já está na área) é a possibilidade de absorver conhecimentos paralelos, que inclusive podem auxiliar em sua vida pessoal.

Como dito anteriormente a leitura constante para um coder é de extrema importância, então se você não consegue passar da décima página de um livro qualquer é hora de repensar sua profissão.

Escrever em blogs é um ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos e compartilhar informações, participar de discussões em grupos, ler a documentação da linguagem, acompanhar o surgimento de novas tecnologias são todos hábitos saudáveis e que devem fazer parte do dia-a-dia de um coder.

Para finalizar, um bom coder programa em qualquer linguagem. Se a linguagem for limitada mude de ferramenta, cada linguagem tem um propósito não existe melhor nem pior.

O diferencial do bom programador é saber algo porque tem vontade de saber e não apenas pela necessidade de saber.

AlcantaraFelipe Alcantara, Estagiário de Desenvolvimento Web.
photo credit: _MG_4630 via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.