Importância da Análise Preditiva

post 61--Diferentemente de outros recursos de medidas corporativas, que determinam resultados passados, a análise preditiva busca o futuro, antecipando as necessidades dos clientes, além de atender de forma integrada todos os canais da empresa. O objetivo é prever as demandas como, por exemplo, não deixar faltar produtos no estoque e inspirar o cliente a comprar mais com ações relevantes e campanhas mais assertivas.

Cada vez mais utilizada pelas grandes empresas, esta ferramenta também pode ser benéfica para as companhias de pequeno porte. Muitos pequenos e médios empresários enfrentam certa resistência por conta dos custos. Entretanto, deve-se investir na implantação do sistema para adquirir maior capacidade de calcular o retorno sobre o investimento e prevenir-se diante as mudanças.

Confirma três diferentes cenários que permitem a aplicação da análise preditiva:

Ambiente online

As lojas virtuais podem melhorar por meio da correção de erros comuns. Ampliando a infra-estrutura e capacidade de tráfego em momentos previstos para picos de acesso, possibilitando proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

Recursos Humanos

Ajuda na tomada de decisão sobre a retenção de colaboradores, diminuindo rotatividade e melhorando o processo de recrutamento. Podem-se determinar os reais fatores de desempenho de talentos e mantém esses profissionais motivados. Com isso, também é possível definir parâmetros para a contratação de novos funcionários.

Marketing

Consideravelmente eficaz para o planejamento de estratégias, oferecendo informações relevantes para ações temporárias. É possível ter uma visão futura do mercado através da análise do comportamento das pessoas. Assim os clientes podem ser classificados de acordo com sua resposta a preços e promoções específicas em determinados períodos, indicando quais as melhores decisões a serem tomadas.
photo credit: Big_Data_Prob via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.