Informações Importantes Sobre o Planejamento Financeiro

post-83

post 83Planejamento Financeiro é uma projeção de receitas e despesas que tem por finalidade indicar a situação econômica geral de uma empresa. A partir deste planejamento, é possível definir quanto de dinheiro está disponível e, assim, direcionar seu uso.

Sem um Planejamento Financeiro fica muito difícil realizar as projeções, analisar e planejar os investimentos no momento certo, supor custos, controlar recursos que a empresa está gerando e reconhecer as melhores oportunidades para direcionar seu negócio.

O empresário pode encontrar dificuldades para desenvolver seu planejamento, porém se levar em conta alguns conhecimentos fundamentais, pode-se identificar suas metas e modo de atuação. Confira algumas informações necessárias:

Tributos e Impostos

É essencial conhecer quais são os regimes de tributação existentes e quais os impostos que são aplicados a todas as empresas dentro dos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e concluir qual de enquadra ao ramo de negócio.

Ponto de Equilíbrio

Trata-se do ponto em que as receitas das rendas está cobrindo os custos e despesas. Compreender este conceito ajuda para formulação dos preços, da margem de contribuição e esclarece para o empreendedor o quanto ele deve vender para começar a gerar lucro no negócio.

Ciclo Operacional

Desenvolva previsões para o ciclo operacional. Com o objetivo de garantir o capital de giro, planeje os gastos em cada etapa dos processos utilizados na companhia: Fabricação, compra, estoque, venda e entrega. Para começar a montar um bom planejamento, é necessário estabelecer um valor de custo para cada etapa com base numa análise realista.
photo credit: Numbers And Finance via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.