O que é logística reversa?

logistica-reversa

LOGISTICA REVERSA

Pensar na logística de uma empresa é algo natural, vital para o negócio e alvo de preocupação constante do empreendedor, isto porque, ao priorizar e aperfeiçoar a logística de sua empresa, o gestor otimiza o uso de seus recursos, estrutura processos e reduz custos, garantindo que tudo, desde a relação com seus fornecedores até o atendimento ao cliente, venda e entrega do produto, ocorra da forma mais eficiente possível. Mas e quanto à logística reversa? O que é? Qual sua importância?

Imgs-128x128_0068_-A logística reversa, como o nome sugere, diz respeito ao processo contrário, isto é: a política de troca e retorno de produtos da empresa, considerando todos os processos e estruturas desde o atendimento ao cliente, esclarecimento de dúvidas, coleta do produto, entrega de novos produtos ou devolução do dinheiro e cancelamento de faturas.

Imgs-128x128_0052_-Apesar de encarada com maus olhos por alguns empreendedores, principalmente quando relacionada à devolução do dinheiro, a logística reversa não deve ser um inimigo, mas sim um aliado da empresa. Políticas eficientes e processos bem estruturados permitem ao lojista não apenas aperfeiçoar e estreitar seu relacionamento com o cliente, como também acompanhar o desempenho de venda de seus produtos, identificando aqueles com maior número de devoluções e o motivo por trás destas.

Imgs-128x128_0072_-O importante aqui é ter em mente que o mesmo grau de atenção e planejamento da logística tradicional deve ser aplicado à logística reversa e que o cliente deve contar com a mesma qualidade do atendimento e estrutura de vendas na hora de trocar ou devolver mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.