Principais benefícios do ERP para pequenas e médias empresas

BENEFICIOS_ERP_PMEs

BENEFICIOS_ERP_PMEs

Em tempos de crise, falar em investimentos pode parecer uma grande contradição, afinal, diante dessas circunstâncias não é comum se pensar em gastar dinheiro. Entretanto, muitas vezes a estratégia para reduzir custos pode estar justamente em investir.

Quando os gastos são, na verdade, bons investimentos, as possibilidades de recuperar o capital e aumentá-lo são compensatórias. É o caso de um investimento em sistemas de gestão, como o ERP, por exemplo. Este tipo de sistema foca na eficiência de operações e processos ao integrar a informação de múltiplos setores da empresa em uma mesma plataforma, trazendo resultados satisfatórios para o seu negócio.

No caso das pequenas e médias empresas (PMEs), esse sistema de gestão é fundamental para o sucesso do negócio. Veja a seguir os principais benefícios que sua empresa pode ter ao adotar uma solução ERP:

 

Gestão unificada

Sistemas ERP padronizam e integram diferentes departamentos, e em alguns casos até mesmo diferentes filiais, permitindo que o gestor visualize os resultados consolidados e individuais para uma gestão unificada.

 

Integração de informações financeiras

O gestor pode acompanhar o desempenho geral da empresa, visualizando quanto o negócio contribuiu para as receitas e o quanto consumiu dos recursos da empresa por tipo de conta.

 

Controle dos pedidos de clientes

Por centralizar as informações em um único sistema, é possível manter o controle dos pedidos de clientes com mais segurança e imprimir maior agilidade na coordenação de estoque, produção e transporte, além de obter um histórico de cada cliente.

 

Padronização e aceleração de processos

Sistemas ERP possuem métodos padronizados baseados em boas práticas de negócio. Padronizar os processos e utilizar um único sistema integrado economiza tempo, aumenta a produtividade e elimina controles manuais e ineficazes.

 

Redução de erros

Sistemas ERP facilitam a visibilidade do fluxo de processos dentro da empresa e mantém o histórico de suas ocorrências. Tais informações ajudam os usuários a identificar as ações a serem tomadas, assim como a planejar melhor os recursos necessários para seu cumprimento. Um exemplo é o planejamento de compras para manutenção de quantidades mínimas em estoque, utilizando como referência o histórico de demandas por período e sazonalidades. Este tipo de avaliação ajuda a reduzir erros que causem prejuízos ou estagnação de capital devido a compras mal planejadas.

 

Além dos detalhados acima, o ERP pode proporcionar ainda outros benefícios, como automatização de processos e controles manuais; controle sobre as operações da empresa; redução de custos e riscos; otimização do fluxo da informação; precisão e segurança nas informações, disponíveis em tempo real; redução de fraudes; e eliminação de retrabalho.

ERP_CloudConheça o ERP Cloud, nosso sistema de gestão na nuvem, e proporcione todos estes benefícios para sua loja. Clique aqui e confira os diferenciais da nossa plataforma!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.