Utilização de uma Impressora 3D

post-121

post 121

Cada vez mais as impressoras 3D vêm sendo utilizada para os mais variados fins e em um futuro não tão distante se tornarão ainda mais acessíveis ao publico no geral. Veja algumas formas de utilização já descobertas:

Fones

O “Normal” e o “OwnPhones”, são dois exemplos de projetos de fones que são fabricados seguindo o formato exato da orelha do usuário – após o envio de uma foto à empresa fabricante. O segundo, inclusive, ainda dispõe de wireless e funciona via Bluetooth!

Além dos fones de ouvido, a multinacional Fuji Xerox produziu utilizando impressora 3D um megafone. O diferencial do aparelho, chamado Telephoto MegaFon, é que ele direciona o som somente a pessoa específica, fazendo com que ela seja a única a escutar a mensagem que será encaminhada.

Roupas e acessórios

O vestido inteligente criado pela designer Anouk Wipprecht, que capta ondas cerebrais do usuário para conhecer informações biológicas, batimentos cardíacos e detectar a aproximação de pessoas, por exemplo.

Durante a Copa da Mundo de 2014 no Brasil, a Nike aderiu às impressões 3D e fabricou uma bolsa usando a tecnologia para alguns de seus patrocinados. Veja mais aqui.

Veículos

Além de uma bicicleta toda feita de nylon criada ainda em 2011 (veja mais aqui), um carro completo foi constuído usando a tecnologia das impressoras 3D. O veículo, apresentado na mostra internacional Manufactoring Technology Show, teve seu test drive feito por alguns jornalistas americanos em NY. Além dos diferenciais mais nítidos como tempo e custo de produção, o veículo ainda pode ser derretido para dar forma a outro novo.

Casas

Impressoras 3D já são capazes de fabricar casas, prédios e, inclusive, castelos! Novamente o principal diferencial deste tipo de construção dá-se no tempo e custo de produção. Usando uma combinação de cimento e fibra de vidro como material, a estrutura feita pela impressora custa metade do preço de uma construção convencional. Veja mais aqui.

Instrumentos Musicais

O modelo da guitarra produzida no Brasil, batizada de Robtec foi apresentado em 2014 no 11º Seminário de Tecnologias, em São Paulo. Outro fato curioso está num show feito somente com instrumentos fabricados 100% a partir de impressoras 3D. O feito ficou por conta da banda de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia.

O professor Olaf Diegel foi a primeira pessoa de que se tem notícia a produzir um instrumento em uma impressora tridimensional, um saxofone, há mais de dois anos. A apresentação da banda contou com duas guitarras elétricas, uma bateria e um teclado, todos desenhados por Diegel e produzidos através de impressora 3D.

Tatuagem

A Tatoué, criada a partir da união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem, é capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 “agulhadas” por segundo. Agora, o desafio é tornar tanto a impressora 3D, como o software Autodesk, mais intuitivos. Atualmente, a equipe trabalha numa nova versão da máquina, que seja capaz de tatuar em qualquer parte do corpo humano. Veja mais aqui.

Avanços na medicina

A melhor utilidade de impressoras 3D talvez seja a capacidade de poder ajudar na medicina. Cada vez mais, a tecnologia é capaz de produzir objetos que ajudem em pesquisas ou no tratamento ou recuperação de pacientes com os mais diversos tipos de doença.

Na semana do último dia 19 de agosto, circulou na internet a notícia de um tucano que, após passar por maus tratos, ganhou uma prótese para complementar o pedaço de seu bico que foi arrancado. A deficiência dificultava a alimentação e o animal corria, inclusive, risco de vida. Veja mais aqui.

Impressora 3D

Agora, inclusive impressoras 3D podem ser criadas por impressoras 3D. Isso mesmo! Depois de carros, próteses, edificações e também chocolate, já existem modelos capazes de criarem uma réplica de si mesmos! A FABtotum, disponível no site de financiamento coletivo IndieGogo é um exemplo de máquina que pode se replicar. Conheça aqui, em inglês.

macedoVictor Macedo de Moura – Desenvolvedor WEB da Betalabs, Graduando em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista – FIAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.