3 dicas para aumentar sua produtividade

produtividade

Ao longo dos últimos anos, especialmente após o surgimento da internet, diversas ferramentas que ajudam empresas e colaboradores a aumentar sua produtividade surgiram. Entretanto, tais ferramentas não surtem efeito caso não haja disciplina e algumas práticas essenciais para que suas horas de trabalho sejam muito mais produtivas.

Para ajudá-lo nesse gap enfrentado por muitos gestores, listamos três dicas que ajudarão sua empresa a otimizar o tempo disponível do dia-a-dia e, assim, não sofrer com um ponto que afeta muitos gestores e empresas: a falta de tempo.

  • Cuidado com reuniões

Quanto maior a empresa, mais alinhamentos são necessários para aprovação de projetos. Assim, inevitavelmente, diversas reuniões surgirão. Neste caso, a dica é manter o foco. Concentre-se em manter a reunião apenas durante o tempo previsto e escreva uma lista dos pontos que devem ser abordados. Isso evitará que o foco da reunião mude e, com isso, a duração aumente.

Se possível, envie para todos os participantes uma lista de regras que deverão ser seguidas, como ordem de tópicos abordados, horário de início e término.

Quanto maior o alinhamento dos envolvidos sobre a execução da reunião, mais rápida (e eficiente) ela será!

  •  Planejamento

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial haver planejamento. Neste plano, antecipe possíveis contratempos que sua equipe enfrentará, qual o tempo de execução do projeto (por etapas) e, mais importante, qual será o custo final.

Já mencionamos em outros posts que o planejamento não deve, necessariamente, ser seguido à risca. O mais importante é prever possíveis adversidades e, com o planejamento feito, saber enfrentá-las da melhor maneira possível. Isso fará com que sua equipe saiba em quais pontos se concentrar na execução do projeto, avaliar se o projeto será entregue a tempo (ou nao) e, consequentemente, aumentar a produtividade.

  • Estabeleça métricas

Tão importante quanto atitudes que aumentem sua produtividade e planejamento é estabelecer como a produtividade será medida. Antes de iniciar qualquer projeto, defina quais as métricas pelas quais sua produtividade ou a dos colaboradores será medida. Com isso, a avaliação poderá ser feita de forma objetiva, retirando qualquer subjetividade (e injustiça) da discussão. Além disso, se souberem como os projetos serão avaliados, os colaboradores poderão se concentrar em etapas mais importantes e, consequentemente, aumentarem sua produtividade.

Como mencionamos no início do post, estas dicas serão úteis se houver disciplina para implementá-las. De nada adiantarão se não houver comprometimento de todos os colaboradores. Afinal, os resultados da empresa são a somatória dos resultados de todos os colaboradores.

Boa sorte!

Betalabs 🙂

photo credit: Kalexanderson via photopin cc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.