3 dicas para melhorar o Clima Organizacional

3 dicas para melhorar o Clima Organizacional

post 13

Quando falamos de Clima Organizacional, muitos empreendedores e gestores imaginam que é “conversa para multinacionais”. Para alguns, essa “preocupação” não existe em pequenas e médias empresas e, assim, não refletem sobre como os resultados que a empresa alcança são influenciados por esse fator.

No post de hoje, queremos esclarecer que todas as empresas devem se preocupar com o Clima Organizacional, independentemente do tamanho. Além de funcionários mais produtivos, práticas para melhorar o ambiente de trabalho são ótimas propagandas para atrair talentos e manter os que já estão na equipe.

A fim de ajudar sua empresa nessa missão, preparamos uma lista com três práticas para melhorar o Clima Organizacional.

  • Reconhecimento

As pessoas se sentem valorizadas quando recebem o devido reconhecimento. Um dos psicólogos mais influentes da Psicologia Comportamental, Skinner, definiu que o comportamento das pessoas pode ser condicionado por reforços, positivos ou negativos. Fazendo um paralelo, o elogio, quando devido, pode reforçar positivamente o sentimento de continuar trabalhando duro para alcançar o sucesso. Já o não reconhecimento, pode frustrar o funcionário e, assim, desestimulá-lo.

Assim, ofereça recompensas (não necessariamente monetárias) para os profissionais que se destacam. Além de motivá-los, fará com que os demais busquem o reconhecimento.

Confira a matéria sobre meritocracia na Betalabs.

  • Feedbacks

Segundo Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, poucas coisas são tão frustrantes para as pessoas do que não saberem o motivo pelo qual estão sendo punidas – ou não reconhecidas. Preparar feedbacks para sua equipe é tarefa essencial para ser um líder.

Agende conversas periódicas para posicionar os colaboradores sobre como a empresa está avaliando seus desempenhos e, mais importante, como podem melhorar.

Após isso, a equipe estará mais alinhada e, consequentemente, mais motivada para executar tarefas e projetos.

  • Avalie

Esta é, talvez, a dica que as empresas – inclusive as grandes – menos praticam. Monitore os índices de satisfação com o ambiente de trabalho. Faça pesquisas, converse com a equipe, promova integrações, qualquer interação para descobrir se as pessoas estão confortáveis e satisfeitas em trabalhar na sua empresa.

Se sua empresa ainda não pratica essas dicas, faça o teste e veja se a produtividade de seus funcionários aumentará. Mas lembre-se: o resultado dificilmente virá em pouco tempo. Contudo, é importante manter estes pontos pois, como mencionamos, com um Clima Organizacional bom, além de se tornar mais atrativa para futuros talentos, sua empresa conseguirá manter funcionários.

Betalabs 🙂

3 dicas para melhorar o Clima Organizacional
Avalie a publicação

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escreva e dê Enter para pesquisar

Shopping Cart

O MAPA DO OURO DO E-COMMERCE

 

O Passo a passo para começar até conseguir um e-commerce de sucesso

 

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Sucesso! Enviamos um e-mail para você confirmar antes de receber o material.