Blog

Betalabs

4 itens a considerar na hora de definir preços no e-commerce

Rate this post

QUATRO ITENS PREÇO ECOMMERCE

Independentemente do modelo de negócio adotado por uma empresa ou se esta atua no meio físico, online ou em ambos, o preço sempre foi e continuará sendo uma das principais variáveis na decisão de compra de seus clientes.

Enquanto preços altos desestimulam a compra, preços abaixo da expectativa do cliente podem, além de diminuir a margem de lucro do lojista, gerar dúvidas quanto à qualidade da mercadoria oferecida. Desta maneira, definir preços coerentes e vantajosos para o consumidor e para a empresa é crucial para o bom desempenho do negócio e, exatamente por isso, a Betalabs separou uma lista com quatro itens a se considerar na hora de estipular preços para seus produtos no e-commerce.

Público alvo

Assim como outros aspectos do negócio, a política de preços da empresa deve levar em consideração o perfil de seu público-alvo, destacando neste caso questões que impactam diretamente no seu poder e hábitos de consumo, como faixa salarial e/ou classe social. Estudar estes pontos permite que o empreendedor tenha uma visão mais clara do que seus clientes em potencial consomem, com qual frequência, quanto estão habituados a gastar com este tipo de produto e até onde estão dispostos a investir na aquisição do produto oferecido pela própria empresa.

Concorrência

Acompanhar os preços oferecidos por seus concorrentes é, além de essencial para manter a competitividade dentro do mercado, uma excelente forma de guiar sua empresa quanto ao preço de seus próprios produtos, mas lembre-se que não basta apenas analisar a concorrência: é necessário que este estudo seja feito em paralelo com uma análise do seu próprio negócio.

Empresa, estrutura e produtos

Como citado anteriormente, analisar a concorrência deve estar atrelada a uma análise interna da própria empresa. Nesta análise, o lojista deve selecionar seus principais concorrentes e identificar pontos fortes e fracos de sua empresa em relação aos mesmos. O levantamento destes dados ajuda a traçar um perfil da competitividade da empresa, identificando diferenciais competitivos que podem justificar preços mais baixos ou mais elevados em relação aos preços da concorrência.

Mantenha-se atento ao mercado

O mercado é dinâmico e mudanças em ambientes como a política e economia nacional/internacional podem afetar direta e indiretamente o preço de seus produtos, seja, por exemplo, através do aumento/baixa no custo para aquisição de matéria-prima para produção, (re)definição da alíquota de impostos relevantes para as atividades da empresa ou mesmo redução do poder de compra de seus clientes. Ficar atento a este tipo de mudança permite que o lojista se antecipe e ajuste seus preços para minimizar impactos negativos e maximizar oportunidades de negócio para a empresa.

Veja mais em: plataforma e-commerce

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e artigos sobre ERP e plataforma e-commerce

Betalabs Tecnologia - Rua Urussuí 300, 9º andar - Itaim Bibi - CEP: 04542-051 - São Paulo - SP
Conheça a Plataforma Betalabs - Melhor E-commerce e ERP do MercadoQuero Vender Mais >>
+
×

Temos um presente para você!

Receba gratuitamente nosso curso online "Rasgando o Manual" e aprenda o que você precisa sobre gestão de e-commerce!

  • Prático e com exemplos reais
  • Estruturado com foco em resultados e rentabilidade