5 coisas que você não pode esquecer na hora de migrar de plataforma e-commerce

5 coisas para não esquecer ao migrar de plataforma e-commerce

Nem sempre a plataforma de e-commerce desenvolvida ou escolhida inicialmente no projeto atendem aos requisitos que seu negócio pode precisar no futuro. Isso acontece, especialmente, quando há uma rápida expansão de vendas e ofertas de produtos. Nesse caso, fazer a migração de plataforma e-commerce para uma opção mais robusta é uma solução que deve ser pensada com critérios.

Afinal, contar com a plataforma de e-commerce ideal é importante para garantir que a manutenção do site não substitua o foco nas oportunidades reais de geração de receita e no crescimento de sua empresa.

Existem muitos detalhes incluídos no processo de migração. Desse modo, há etapas essenciais a serem cumpridas e que vamos mostrar neste artigo da Betalabs!

Definição do escopo do projeto de migração de plataforma de e-commerce

Saber o que você deseja da sua nova plataforma de e-commerce é crucial para o sucesso. E isso não apenas no curto prazo, mas também no longo prazo. Portanto, avalie se a nova plataforma oferece a flexibilidade, facilidade de personalização e integração com outros sites e aplicativos. 

Ou seja, analise toda a arquitetura da nova plataforma, seus recursos e funcionalidades para, depois, poder pensar na forma como vai migrar dados. 

Clientes e pedidos

A migração de clientes e pedidos, especialmente aqueles ainda não atendidos ou não processados, também é crucial para uma migração de plataforma de e-commerce tranquila. Neste ponto, é importante mencionar os requisitos de segurança. 

Certifique-se de que as credenciais de seus clientes após a migração sejam atualizadas, enviando a cada cliente um link de redefinição de senha ou um e-mail informando sobre a migração e a necessidade de alterar sua senha.

Atenção ao SEO do site é primordial na Migração de Plataforma de E-commerce

O planejamento e a aplicação das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) vão ajudar seu novo site e-commerce a ter um bom posicionamento nos buscadores. Mas, para isso, é essencial usar as palavras-chave do seu nicho, além de trabalhar imagens e descrições de textos. 

Do mesmo modo, não esqueça de verificar as URL’s do site, já que qualquer erro pode fazer com seu site perca relevância e visitas. Assim, o mais indicado é que os endereços das páginas não sofram mudanças por conta da migração de plataforma de e-commerce.

No entanto, se isso ocorrer, é possível criar direcionamentos automáticos para as URL’s corretas.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos de sua loja é sua fonte de renda. Por isso, esses são os dados mais importantes para a migração. Sendo assim, certifique-se de migrar para uma solução capaz de recriar sua estrutura de catálogo sem muito trabalho. 

Da mesma forma, verifique se o seu sistema de gerenciamento de inventário funciona bem com a nova solução.

Relatórios, remessas e impostos

Seja uma plataforma construída sob medida ou terceirizada, não se esqueça dos pilares que fazem sua loja funcionar. No mercado, já existem soluções tecnológicas dedicadas à criação e gestão de e-commerce com muitas funcionalidades.

Portanto, criar uma solução personalizada pode ser perda de tempo e de dinheiro. Assim, pesquise o que as melhores ferramentas têm a oferecer e considere contratar uma plataforma como a Betalabs, que tem diversas vantagens além de tudo o que você precisa para criar seu e-commerce e lucrar muito!

Acesse nosso site e conheça nossos recursos. Você vai se surpreender!

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Conhecer Plataforma E-commerce
Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Conhecer Plataforma Ecommerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos sobre E-commerce