6 Conceitos pra E-commerce: saiba antes de abrir um

o-que-saber-antes-de-abrir-um-ecommerce

As vendas online estão fervendo, o comércio eletrônico fatura mais alto ano após ano. Se você já tem uma loja ou quer abrir um negócio, além de conhecimento sobre o produto e mercado, é essencial entender os principais conceitos para e-commerce e algumas ferramentas.

6 Conceitos para E-commerce e Ferramentas

1- Ferramenta: Plataforma e-commerce

Toda a mágica no comércio eletrônico começa com uma plataforma, que nada mais é do que um software responsável pela exibição e gerenciamento da loja.

Além de permitir que os consumidores naveguem e comprem, a plataforma também ajuda a gerenciar estoque, clientes, preços e vendas.

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado, por isso, para fazer uma escolha adequada é preciso analisar opções, considerar ferramentas simples e gratuitas e, ainda, empresas que oferecem soluções customizadas e integradas a um sistema de gestão que controla emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Logística.

2- Gateway e Facilitadores de pagamento

Esses são os canais para realizar as transações financeiras (recebimentos) da sua loja virtual. A diferença essencial entre as duas ferramentas é que o gateway é uma solução que liga sua loja virtual direto à uma instituição financeira, enquanto um facilitador coleta, processa e liquida as transações.

Na prática: o facilitador cobra o estabelecimento por percentual da compra, já o Gateway realiza sua cobrança por eventos. O gateway não demanda redirecionamento para um ambiente externo ao website, enquanto a maioria dos facilitadores conduz para uma página externa de pagamento.

Assim, gateway é a escolha ideal para lojas com volumes maiores de transação.

3- Conceitos para e-commerce: Chargeback

Aproveitando o gancho dos meios de pagamento, Chargeback (do inglês, cobrar de volta) é o cancelamento da venda feita com cartão. Geralmente acontece por conta do não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão (algum tipo de fraude, por exemplo).

Quando você utiliza um gateway, a devolução dos fundos (e eventual prejuízo) é da sua loja, enquanto facilitadores de pagamento assumem eles próprios o risco.

Vale lembrar, é claro, que o custo por transação do facilitador é mais salgado.

4- SSL / HTTPS

São certificados e protocolos que oferecem ao usuário uma garantia que os dados transferidos entre o computador e loja estão criptografados e, consequentemente, seguros.

Um site com https pode ser identificado pelo endereço com “https://” ou pelo cadeado verde aparente na barra de endereço do navegador.

5- Conceitos para E-commerce: SEO

Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que busca melhorar o posicionamento de páginas no mecanismo de busca. Atualmente, os “robôs” responsáveis pelos mecanismos de busca são muito inteligentes e analisam muito mais do que palavras chaves.

Nesse cenário, é importante se preocupar com a qualidade e coerência do conteúdo, além de se certificar que a plataforma trabalhe corretamente “o código do site” pra facilitar análise dos buscadores.

6- Servidor

Local onde ficará armazenada a sua loja virtual. Esse é um ponto crucial, pois em caso de falha, o site sai do ar. É importante confirmar que sua plataforma está em uma estrutura robusta e “escalável”, o que significa estar preparada para elevar a capacidade de processamento quando o seu fluxo de visitantes e vendas aumenta. Imagine só fazer um ótimo anúncio e não conseguir vender os produtos porque a plataforma saiu do ar?

Entendido esses seis pontos, é hora de colocar a mão na massa: Bom planejamento e boas vendas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.