Boas práticas de pós venda que podem ser aplicadas em uma plataforma de e-commerce

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Um erro muito comum de marcas que adotam uma plataforma de e-commerce é apenas focar nas estratégias de atração e conversão de vendas, esquecendo da importância das ações de pós venda. 

E é justamente o pós venda que pode garantir a manutenção e até a fidelização dos novos clientes

Sabendo do quão fundamental é essa etapa nas vendas, a Betalabs elaborou este artigo, que contém boas dicas e práticas para você aplicar em seu negócio virtual!

Pós venda no e-commerce: o que é e qual seu significado?

Todo mundo já ouviu a frase: “Atender bem para atender sempre”. Isso se aplica também ao pós venda, momento em que o cliente finalizou a compra, mas ainda pode estar avaliando sua empresa e seu atendimento. 

Ao conhecer as necessidades e o nível de satisfação do seu cliente, você poderá traçar novas estratégias para fazê-lo voltar à sua loja virtual. Assim, uma vez que esse cliente volta, as chances de comprar novamente são maiores. 

Como fazer um bom pós venda no e-commerce?

Um dos pontos mais importantes em toda a jornada de vendas é disponibilizar canais de comunicação ágeis com seus clientes. Decerto, esses canais podem abranger o formulário de contato do seu e-commerce, suas redes sociais, telefone fixo, Whatsapp e e-mail.

Além disso, é importante que sempre tenha uma pessoa disponível para atendimento dentro do horário comercial. E, claro, alguém que realize o atendimento de forma responsável, cordial, educada, buscando compreender as dúvidas e anseios do cliente. 

Email marketing de relacionamento

Todo mundo ama se sentir especial e com seu cliente não é diferente! Depois de efetivada a compra, lembre-se de enviar um email de agradecimento pela preferência por seu produto.

Além disso, é válido enviar mensagens especias de aniversário e e-mails em outras datas especiais  – Natal, Dia das Mães, Ano Novo, etc. 

De fato, mensagens desse tipo agradam e também fazem o cliente se lembrar de sua empresa. 

No pós venda, é possível até mesmo incluir pesquisas de satisfação em sua estratégia de vendas como forma de saber mais sobre a visão do cliente sobre sua marca e sobre a qualidade do seu atendimento.

Um exemplo: neste email você pode questionar se o mesmo teve uma boa experiência de compra no site, se ele encontrou tudo o que buscava, se o produto atendeu suas expectativas, se ele precisou ajuda e teve um bom atendimento e etc. 

Fazendo isso você terá mais dados ainda para melhorar sua estratégia de pós venda, pois demonstrará que se preocupa com a opinião fornecida.

Carrinho abandonado? Resgate seu cliente

Se você utiliza uma plataforma de e-commerce eficiente, poderá se utilizar de alguns recursos para “resgatar” aquele cliente que não finalizou a compra. 

O carrinho abandonado é uma conversão de venda perdida, mas que pode ser algo revertido criando-se senso de urgência no consumidor. Para isso, ofereça descontos e brindes especiais por período limitado. 

Com essas dicas e com o suporte de uma plataforma ecommerce como a Betalabs seu pós venda será sempre um sucesso! Conte conosco e conheça as funcionalidades proporcionadas pela Betalabs!

 

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