Como Evitar o Abandono de Carrinho

Como Evitar o Abandono de Carrinho

post 60Um dos grandes problemas enfrentados pelas lojas virtuais de todos os segmentos é o abandono de carrinho. De acordo com dados do Ibope e-commerce, o número de carrinhos com produtos que não são comprados ao final da visita já ultrapassa 80%.

As razões apontadas pelos consumidores são a política de verba mal esclarecida, a impossibilidade de salvar o carrinho com o objetivo de reutilizá-lo numa próxima visita, formulários para cadastro muito extensos, poucas opções de pagamento e demora na entrega.

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para reduzir a rejeição antes da conclusão da compra:

Alertas

Desenvolva alertas para que o cliente seja notificado antes de fechar a janela do carrinho. Um simples aviso já é bem positivo para aumentar a taxa de conversão dentro do e-commerce e evitar possíveis perdas de venda por desatenção.

Remarketing

Invista em remarketing dentro do site. Na maioria das vezes o comprador abandona o carrinho e retorna a sua loja virtual para adquirir outro produto. Inserir o item que foi rejeitado em destaque é importante para que esse cliente se lembre da necessidade que tinha anteriormente. Utilize o remarketing na web e defina um período para impactá-lo novamente, mas com moderação para não saturar o consumidor.

Desconto

Disponibilize cupons de desconto para os consumidores que já demonstraram interesse nos produtos.  A maioria das pessoas desiste da compra por conta do preço, se houver o desconto, as chances dele adquirir o produto aumentam.

Pontos de fuga

Deixe o processo de checkout simples e sem pontos de fuga, ou seja, links e elementos que possam tirar o foco do visitante da tarefa de finalizar a compra. É importante entender que muitas compras em lojas virtuais são feitas por impulso, portanto, é preciso ser o mais rápido possível.
photo credit: Black Shopping Cart via photopin (license)

Como Evitar o Abandono de Carrinho
Avalie a publicação

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escreva e dê Enter para pesquisar

Shopping Cart

O MAPA DO OURO DO E-COMMERCE

 

O Passo a passo para começar até conseguir um e-commerce de sucesso

 

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Sucesso! Enviamos um e-mail para você confirmar antes de receber o material.