Blog

Betalabs

Como Evitar o Abandono de Carrinho

Rate this post

post 60Um dos grandes problemas enfrentados pelas lojas virtuais de todos os segmentos é o abandono de carrinho. De acordo com dados do Ibope e-commerce, o número de carrinhos com produtos que não são comprados ao final da visita já ultrapassa 80%.

As razões apontadas pelos consumidores são a política de verba mal esclarecida, a impossibilidade de salvar o carrinho com o objetivo de reutilizá-lo numa próxima visita, formulários para cadastro muito extensos, poucas opções de pagamento e demora na entrega.

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para reduzir a rejeição antes da conclusão da compra:

Alertas

Desenvolva alertas para que o cliente seja notificado antes de fechar a janela do carrinho. Um simples aviso já é bem positivo para aumentar a taxa de conversão dentro do e-commerce e evitar possíveis perdas de venda por desatenção.

Remarketing

Invista em remarketing dentro do site. Na maioria das vezes o comprador abandona o carrinho e retorna a sua loja virtual para adquirir outro produto. Inserir o item que foi rejeitado em destaque é importante para que esse cliente se lembre da necessidade que tinha anteriormente. Utilize o remarketing na web e defina um período para impactá-lo novamente, mas com moderação para não saturar o consumidor.

Desconto

Disponibilize cupons de desconto para os consumidores que já demonstraram interesse nos produtos.  A maioria das pessoas desiste da compra por conta do preço, se houver o desconto, as chances dele adquirir o produto aumentam.

Pontos de fuga

Deixe o processo de checkout simples e sem pontos de fuga, ou seja, links e elementos que possam tirar o foco do visitante da tarefa de finalizar a compra. É importante entender que muitas compras em lojas virtuais são feitas por impulso, portanto, é preciso ser o mais rápido possível.
photo credit: Black Shopping Cart via photopin (license)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e artigos sobre ERP e plataforma e-commerce

Betalabs Tecnologia - Rua Urussuí 300, 9º andar - Itaim Bibi - CEP: 04542-051 - São Paulo - SP
Conheça a Plataforma Betalabs - Melhor E-commerce e ERP do MercadoQuero Vender Mais >>
+