Como funciona a gestão e controle de estoques em marketplaces?

Como funciona a gestão e controle de estoques em marketplaces?

Conforme já falamos em diversos posts aqui do blog da Beta Labs, os marketplaces são ótimas oportunidades para os mais variados perfis de negócios, uma vez que eles possibilitam a exibição dos produtos do anunciante para um enorme número de potenciais clientes, que já estão acostumados com grandes marcas.

Diversas empresas oferecem esse modelo de negócios no mercado, e a sua tarefa é analisar onde você deve estar. Para isso, você precisará traçar uma estratégia para o seu negócio, de modo que você consiga expor seus produtos na maior quantidade de marketplaces possível e interessante para a sua empresa, aumentando as chances de conversão.

Porém, por mais que os marketplaces tenham papel fundamental no aumento das suas vendas, é necessário ter uma gestão muito bem estabelecida para que esse aumento não seja prejudicial para o seu e-commerce. Dependendo de como a sua loja virtual está estruturada, há uma grande possibilidade de ela não dar conta de entregar todos os pedidos feitos, ou vender algum produto indisponível no estoque, por exemplo.

Esse tipo de problema pode acontecer até quando você não comercializa seus produtos em marketplaces, então se você expuser seus itens em plataformas que recebem milhares de acessos diários, é preciso muita organização para esse tipo de situação não acontecer e a sua loja consiga atender a demanda.

Como melhor a gestão e o controle de estoque do meu e-commerce para atuar em marketplaces?

Gerenciar o estoque em tempo real é o segredo das lojas virtuais que conseguem usar os e-commercer para ampliar as suas vendas sem passar por qualquer situação adversa. Por meio do monitoramento constante, os gestores da empresa conseguem ver claramente os produtos que estão disponíveis, os que estão acabando e os que não estão mais disponíveis no estoque e, com base nisso, eles conseguem agir para atender todos os pedidos dos clientes.

Esse controle básico pode ser feito pelo próprio sistema de ERP, e por isso é importante contratar uma plataforma de e-commerce que ofereça essa funcionalidade, pois o ERP vai te ajudar a identificar os produtos que precisam ser monitorados e repostos. Você também pode utilizar algum software que ajude na gestão do seu e-commerce nos marketplaces, de maneira centralizada, para que você saiba o status dos produtos que você comercializa nos marketplaces e consiga ainda criar regras específicas para esse tipo de venda, mas com a facilidade de utilizar um único estoque, monitorado pelo sistema de ERP.

 

Como criar essas regras para marketplaces?

Você pode fazer isso de várias maneiras, principalmente se você atuar em mais de um marketplace, e isso vai te ajudar a definir as prioridades no seu negócio. Se você vende mais produtos em um marketplace do que nos outros, você pode delimitar um número mínimo de produtos no estoque para cancelar vendas nos outros marketplaces e direcionar os produtos disponíveis para o marketplace onde você vende mais.

Pode também zerar a disponibilidade dos produtos no estoque quando eles chegarem a um número mínimo estabelecido por você, para que você não corra o risco de vender alguma coisa que já está indisponível. Analisando o seu estoque de perto e em tempo real, você ainda terá a chance de recalcular as margens do seu negócio para potencializar os seus ganhos e investir ainda mais no seu e-commerce.

Como funciona a gestão e controle de estoques em marketplaces?
Avalie a publicação

Comentários (2)

  • Belo artigo, obrigado por compartilhar!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escreva e dê Enter para pesquisar

Shopping Cart