Como humanizar seu e-commerce com mensagens personalizadas?

COMO_HUMANIZAR_SEU_ECOMMERCE

COMO_HUMANIZAR_SEU_ECOMMERCE

Conforme abordamos anteriormente, o foco no relacionamento com o consumidor é uma das tendências para o e-commerce este ano, bem como a personalização de conteúdo e ofertas para diferentes alvos. Isso abrange a humanização das marcas, uma estratégia de marketing muito eficiente quando se trata de estreitar e alimentar relações com os clientes, sendo capaz de gerar credibilidade e engajamento.

Porém, contrariando o que muitos diretores de marketing acreditam, a humanização da marca deve ir bem além das mensagens personalizadas. Ainda que elas sejam uma ferramenta bastante utilizada, não são suficientes para humanizar de fato o seu negócio.

Deixar de lado o posicionamento corporativista e a publicidade em seus moldes mais tradicionais pode ser encarado como o primeiro passo rumo à comunicação humanizada, por exemplo.

Veja a seguir algumas dicas do que você precisa levar em consideração para tornar seu negócio mais humano:

Faça presença nas mídias sociais

O simples fato de possuir conta em várias redes sociais não significa muito quando não se marca presença constante nelas. É preciso mais do que as interações formais comuns em perfis corporativos, por exemplo. Lembre-se sempre de que as pessoas gostam de se relacionar com seres humanos, e não com robôs! Portanto, responda comentários, ofereça conteúdos e preste atendimento com maior frequência, agilidade e atenção. Hoje em dia existem inúmeras ferramentas no mercado que permitem estabelecer um contato regular com os usuários na internet.

Deixe a propaganda de lado

Uma das principais dicas que se aprendeu com as mídias sociais é que é preciso se tornar amigo do seu público alvo, em vez de enchê-lo de propagandas e anúncios de produtos, deixando-o distante. Alguns pontos que podem cumprir essa proposta de aproximação com o usuário são: respostas bem humoradas nas redes sociais, questões sobre cultura pop, a vida ou a sociedade em geral, citações e imagens inspiradoras ou até memes.

Conte histórias

O storytelling é um dos artifícios do marketing de conteúdo utilizado para narrar uma história ao público alvo, a fim de despertar sentimentos e estabelecer laços com o consumidor, uma vez que o apelo emocional é capaz de gerar uma aproximação mais íntima.

Crie personas

Uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem são seus clientes (e potenciais) e suas necessidades. A utilização desse recurso pode servir apenas para direcionar as estratégias de marketing, numa fase anterior à comunicação, ou mesmo para ser apresentada oficialmente ao mercado, na forma de um mascote ou um “garoto-propaganda”, por exemplo. De modo divertido, a persona ajuda a romper com o anonimato conceitual, agregando formas humanizadas à marca.

Promova eventos

Os eventos são ótimas oportunidades de se aproximar do seu público consumidor. Através deles é possível proporcionar experiências únicas com a sua marca, que contam muito na construção de um relacionamento mais sólido e com base em uma troca útil para ambos os lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.