Como lidar com produtos em falta ou em excesso?

ilustração sobre erro de demanda na loja virtual

ERRO DE DEMANDA

Se antecipar a demanda de pedidos é um desafio para a maioria dos lojistas: se o lojista realizar a compra de um número insuficiente de produtos sua loja perderá oportunidades de venda, enquanto que, caso compre em excesso, terá de arcar com custos desnecessários para o armazenamento de mercadorias estagnadas no estoque (correndo ainda o risco de perder estas unidades caso lide com produtos com prazo de validade/vencimento).

Pensando nisso, a Betalabs separou algumas dicas sobre como contornar erros na demanda e minimizar seu impacto na loja virtual. Confira!

Para produtos em falta (unidades no estoque foram insuficientes para acompanhar a demanda de pedidos dos clientes do e-commerce)

Sugestão de produtos

De acordo com o tipo de produto procurado pelo cliente, é possível que este encontre outras opções na loja que atendam suas necessidades. Se a plataforma e-commerce de sua loja oferece recursos para recomendação de produtos, esta é uma ferramenta útil para estas situações, sugerindo resultados de buscas que se aproximem do item procurado pelo cliente (aumentando assim as chances da empresa de converter a busca em uma venda).

Avise-me

Caso o cliente esteja relutante em comprar um “produto substituto”, há ainda ferramentas como e-mails de “avise-me”. Nestes casos o cliente pode informar um endereço de e-mail para que a loja contate-o quando novas unidades do produto desejado estiverem disponíveis para venda. Apesar de não eliminar o risco de o cliente migrar para um concorrente em busca do produto, opções como o avise-me demonstram que a empresa se importa com aquele cliente e se esforça para agradá-lo, questões importantes para o processo de fidelização do consumidor.

Para produtos em excesso (o estoque do produto em questão conta com um volume maior de unidades do que a demanda de pedidos do e-commerce)

Promoções

Talvez a mais conhecida dentre as dicas desta lista, desenvolver estratégias de promoção eficientes podem auxiliar o empreendedor a “desencalhar” mercadorias do estoque. Este tipo de recurso é flexível e permite posicionamentos diversos do lojista, como descontos concedidos na forma de porcentagem, valor fixo ou frete grátis. Ao se valer de promoções a loja também pode se beneficiar com a divulgação de sua marca e produtos, o que está diretamente relacionado ao número de visitas e, por sua vez, às oportunidades de venda.

Kits

Criar kits de produtos também é uma boa maneira de dar vazão para as mercadorias paradas no estoque. Ao utilizar este recurso, o lojista pode levantar produtos da loja cujas funcionalidades podem ser complementadas ou aperfeiçoadas pelo produto em excesso e oferecê-los na forma de um kit ao cliente por um preço que seja vantajoso para ambos.

A plataforma e-commerce Betalabs oferece, além dos recursos já citados, um leque completo de ferramentas para alavancar vendas, aumentar a visibilidade e gerir as operações de uma loja virtual com máxima eficiência e custos reduzidos. Nossa plataforma é flexível a modelos complexos de negócio, além de ser integrável ao ERP Cloud, sistema de gestão empresarial da Betalabs, e a dezenas de outros sistemas e facilitadores operacionais e logísticos. Para conferir os principais diferenciais de nossa plataforma clique aqui.

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Conheça nossa Plataforma
Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Conheça nossa Plataforma

Um comentário em “Como lidar com produtos em falta ou em excesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos sobre E-commerce