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Como lidar com produtos em falta ou em excesso?

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ERRO DE DEMANDA

Se antecipar a demanda de pedidos é um desafio para a maioria dos lojistas: se o lojista realizar a compra de um número insuficiente de produtos sua loja perderá oportunidades de venda, enquanto que, caso compre em excesso, terá de arcar com custos desnecessários para o armazenamento de mercadorias estagnadas no estoque (correndo ainda o risco de perder estas unidades caso lide com produtos com prazo de validade/vencimento).

Pensando nisso, a Betalabs separou algumas dicas sobre como contornar erros na demanda e minimizar seu impacto na loja virtual. Confira!

Para produtos em falta (unidades no estoque foram insuficientes para acompanhar a demanda de pedidos dos clientes do e-commerce)

Sugestão de produtos

De acordo com o tipo de produto procurado pelo cliente, é possível que este encontre outras opções na loja que atendam suas necessidades. Se a plataforma e-commerce de sua loja oferece recursos para recomendação de produtos, esta é uma ferramenta útil para estas situações, sugerindo resultados de buscas que se aproximem do item procurado pelo cliente (aumentando assim as chances da empresa de converter a busca em uma venda).

Avise-me

Caso o cliente esteja relutante em comprar um “produto substituto”, há ainda ferramentas como e-mails de “avise-me”. Nestes casos o cliente pode informar um endereço de e-mail para que a loja contate-o quando novas unidades do produto desejado estiverem disponíveis para venda. Apesar de não eliminar o risco de o cliente migrar para um concorrente em busca do produto, opções como o avise-me demonstram que a empresa se importa com aquele cliente e se esforça para agradá-lo, questões importantes para o processo de fidelização do consumidor.

Para produtos em excesso (o estoque do produto em questão conta com um volume maior de unidades do que a demanda de pedidos do e-commerce)

Promoções

Talvez a mais conhecida dentre as dicas desta lista, desenvolver estratégias de promoção eficientes podem auxiliar o empreendedor a “desencalhar” mercadorias do estoque. Este tipo de recurso é flexível e permite posicionamentos diversos do lojista, como descontos concedidos na forma de porcentagem, valor fixo ou frete grátis. Ao se valer de promoções a loja também pode se beneficiar com a divulgação de sua marca e produtos, o que está diretamente relacionado ao número de visitas e, por sua vez, às oportunidades de venda.

Kits

Criar kits de produtos também é uma boa maneira de dar vazão para as mercadorias paradas no estoque. Ao utilizar este recurso, o lojista pode levantar produtos da loja cujas funcionalidades podem ser complementadas ou aperfeiçoadas pelo produto em excesso e oferecê-los na forma de um kit ao cliente por um preço que seja vantajoso para ambos.

A plataforma e-commerce Betalabs oferece, além dos recursos já citados, um leque completo de ferramentas para alavancar vendas, aumentar a visibilidade e gerir as operações de uma loja virtual com máxima eficiência e custos reduzidos. Nossa plataforma é flexível a modelos complexos de negócio, além de ser integrável ao ERP Cloud, sistema de gestão empresarial da Betalabs, e a dezenas de outros sistemas e facilitadores operacionais e logísticos. Para conferir os principais diferenciais de nossa plataforma clique aqui.

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