Como não prejudicar o posicionamento no Google ao migrar de plataforma e-commerce?

Como não prejudicar o posicionamento da sua loja no Google ao migrar e-commerce

A plataforma de e-commerce que você utiliza atualmente não atende suas demandas? Migrar e-commerce para outra plataforma mais robusta e automatizada é uma boa alternativa, especialmente para melhorar a gestão das vendas.

Mas, assim como ocorre em todo processo de migração de dados, é importante saber quais impactos isso pode gerar no posicionamento do seu site no Google. Afinal, qualquer erro de planejamento na arquitetura do novo site poderá causar estragos na autoridade do seu site nos mecanismos de pesquisa.

E é sobre isso que vamos falar mais neste artigo do Blog Betalabs, a plataforma de gestão de e-commerce e clubes de assinatura!

Dicas para evitar prejuízos de SEO

Confira alguns esforços importantes para proteger sua loja online ao migrar e-commerce para outra plataforma: 

Faça uma lista de todos os URLs existentes no site

Crie um registro de cada URL existente no site antigo que você possa redirecionar durante a migração do site. Assim, é possível amenizar os riscos de perder autoridade de cada uma dessas páginas nos mecanismos de pesquisa.

Da mesma forma, faça uma lista de links quebrados no site, bem como todos os redirecionamentos existentes. Se a URL sofrer alguma alteração como resultado da migração do site, não insira cadeias de redirecionamento. Isso sobrecarregará os servidores, reduzirá a velocidade do site e causará impactos na experiência do usuário. 

E o resultado disso tudo? A perda de visibilidade nos resultados de pesquisa é praticamente certa!

Defina as alterações que ocorrerão durante ao migrar seu e-commerce

A atualização para uma nova plataforma de e-commerce pode gerar muitas alterações na arquitetura de informações do novo site, entre outras coisas. Por isso, é importante criar um escopo de todas essas alterações antes de configurar e concluir sua migração.

Lembre-se de configurar um ambiente de testes isolado e testar seu banco de dados na nova plataforma antes de implementar qualquer alteração em seu domínio. Sem realizar testes, você não terá como prever todas as alterações provocadas ao migrar e-commerce

Crie uma lista das suas páginas de maior autoridade

Use todos os rastreadores de links externos aos quais você tem acesso. Assim, fica mais fácil criar uma lista de todas as suas páginas existentes e classificáveis ​​por número de links de entrada e métricas de autoridade de página.

Idealmente, após a migração do site, os URL’s com maior autoridade não devem ser alterados. Além das ferramentas de rastreamento, também é indicado usar o Google Analytics para identificar as páginas que tiveram visitas de uma fonte externa. Afinal, qualquer página que esteja recebendo visitantes é uma página que certamente deve ser mantida no site novo.

Como você pode ver, fazer a migração e-commerce o exige esses e até outros cuidados que não listamos neste artigo. Para ter uma migração segura e confiável, o ideal é utilizar uma nova plataforma que possibilite a integração de sistemas legados. 

Conheça a Betalabs – a plataforma especialsita em migrar e-commerce!

A Betalabs proporciona isso a você, pois utiliza API aberta, permitindo que você utilize as funcionalidades da plataforma e-commerce Betalabs sem precisar se desfazer de seu antigo projeto.

Com a Betalabs, você importa dados de planilhas e tem o suporte de um gerente de Customer Success de nossa equipe para sanar dúvidas e garantir uma migração prática e eficaz. 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Conheça mais sobre nossa empresa e entre em contato conosco hoje mesmo!

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Plataforma Ecommerce
Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Plataforma Ecommerce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo blog betalabs grande

Seguimentos

Materiais

Plataforma Betalabs

Instagram

Tags

Confira outros artigos sobre E-commerce