Como organizar as finanças da sua empresa?

post41

Todo empreendedor sabe que as finanças representam um grande ponto de interrogação na gestão da empresa. Exceção feita para alguns, a maioria dos que investiram na criação da própria empresa sofre para manter o fluxo financeiro organizado e, principalmente, garantir que contas a pagar e contas a receber estejam alinhados.

Entretanto, como muitos acabam descobrindo com o tempo – às vezes tarde demais – essa missão não é tão simples. Apesar de tudo, além de conhecimento, é importante que o empreendedor assuma alguns compromissos para garantir que as finanças estejam em dia e não se tornem uma dor de cabeça.

Confira a lista que preparamos com três ações para organizar as finanças da empresa.

Seja disciplinado

O empreendedor é (ou pelo menos deveria ser) o mais interessado nas finanças da empresa. Afinal, estamos falando da saúde das operações. Para isso, é importante que haja um acompanhamento diário dos controles financeiros. Por isso, deve-se criar a disciplina de, diariamente, verificar os resultados obtidos e alimentar o controle com as devidas projeções.

Vai pagar quanto? Em quanto tempo?

Este é um problema de muitas pequenas empresas. Quais são os prazos que seus fornecedores oferecem para pagamento? Quais as taxas de juros? Apesar de simples, muitos empreendedores não têm essas respostas na ponta da língua.

Ao entender os prazos de pagamento e a taxa de juros, é possível controlar o fluxo de caixa e, inclusive, pensar em estratégias comerciais mais agressivas.

ERP

Em estágio muito inicial, planilhas são mais que suficientes para realizar o acompanhamento das finanças. Por outro lado, as planilhas não atendem demandas mais complexas. Assim, é importante, ao crescer, investir em um sistema de gestão online. Com o ERP, todas as informações, além de centralizadas, serão mais um ponto de consulta antes de tomar decisões estratégicas.

A Betalabs sabe muito bem disso! Por isso, oferecemos o ERP Cloud, com interface simples e com todos os recursos que a empresa necessita.

Peça um orçamento!

Lembre-se da dica número um. Sem disciplina, de nada adianta todo o conhecimento. Então, comece hoje mesmo a implementar estas dicas e volte para nos contar as mudanças na empresa.

Boa sorte 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.