Conheça algumas métricas de desempenho essenciais para todo e-commerce

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Mensurar os esforços aplicados no seu negócio para avaliar o progresso das suas ações é vital para qualquer e-commerce pois trabalhar sem controlar os resultados obtidos é como dirigir às cegas.

Por esse motivo, as métricas de desempenho são muito importantes para que você possa seguir no caminho certo e consiga identificar os pontos que podem ou que precisam ser melhorados para a sua loja virtual continuar crescendo, alcançando cada vez mais gente e convertendo esses visitantes em novos consumidores.

Então, para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essas métricas e entender como elas podem te ajudar a administrar o seu e-commerce e torna-lo o mais rentável possível, nós separamos algumas para te explicar como elas funcionam e como os cálculos são feitos para que você tenha esses dados em números e possa tomar decisões favoráveis ao seu negócio com base neles.

Taxa de Conversão (CR)

Converter um visitante não significa necessariamente fazer ele comprar o seu produto, sabia? A conversão diz respeito ao cumprimento de alguma ação estabelecida por você, que pode ser de fato fechar uma compra, ou captar uma lead, baixar um PDF, entrar em contato, ou qualquer outro comando nesse sentido.

A taxa de conversão, ou CR (conversion rate), é uma das métricas mais básica quando falamos de e-commerce. Ela serve para avaliar a eficácia de qualquer campanha realizada ou nova fonte de tráfego da sua loja virtual e pode ser utilizada para medir qualquer ação da sua campanha.

ara calcular a sua taxa de conversão, você deve pegar o critério que quer analisar (como os exemplos do parágrafo anterior) e dividir o número total de acessos que o seu site recebeu pelo número de conversões nesse quesito.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O custo de aquisição de clientes, ou CAC, corresponde ao valor que você gasta para conseguir um novo cliente e serve para avaliar os resultados obtidos com os seus esforços em marketing. Para calcular essa métrica, você deve dividir o seu orçamento total destinado ao marketing durante um período de tempo pelo número total de novos clientes adquiridos nesse mesmo período.

Assim, você conseguirá ter uma média de quanto cada cliente que conclui uma compra custa para a sua empresa e poderá avaliar se os investimentos feitos nesse setor estão correspondendo ao esperado no início da ação.

Abandono de Carrinho (AR)

O abandono de carrinho é configurado na situação em que um visitante seleciona um produto e adiciona no carrinho, dá continuidade ao processo de compra, mas por alguma razão, acaba desistindo e saindo do seu site.

Essa métrica é fundamental porque ela te ajuda a perceber como essa etapa da conversão do seu cliente está performando e a compreender as razões desse abandono estar acontecendo para que você possa melhorar esse ponto e diminuir isso. Ela deve ser calculada pelo número de visitantes que iniciam uma compra no seu site dividido pelo número de visitantes que concluem a compra. Essa proporção vai representar a sua taxa de abandono de carrinho.  

Valor Médio de Compra (AOV)

Essa métrica serve para que você consiga calcular o valor médio gasto pelo consumidor quando ele compra no seu site. O cálculo é bastante simples: basta pegar a sua receita total e dividir pelo número de pedidos finalizados com sucesso.

Apesar de parecer simples, o valor médio de compra, ou AOV, é uma métrica extremamente importante para que você consiga mensurar o lucro que está obtendo com a sua loja virtual e isso faz toda a diferença para o sucesso ou fracasso dela pois se a sua margem estiver muito baixa, é provável que você não consiga manter a sua rentabilidade vendendo poucos produtos.

Custo Por Clique (CPC)

Essa métrica é utilizada para medir o valor que você paga por um clique nas plataformas de anúncios online e pode ser calculada pela razão entre o seu gasto com publicidade e o número total de cliques que você precisa ter para atingir o resultado esperado. Assim, você pode usar métrica de custo por clique para avaliar se é rentável para o seu negócio investir nesse tipo de campanha de marketing para alcançar seu objetivo.

Custo por Aquisição (CPA)

Já o custo por aquisição, ou CPA, é uma métrica que reflete o valor gasto pela sua empresa a cada venda concluída proveniente de alguma campanha publicitária e, para conseguir esse número, é necessário dividir o valor total gasto com publicidade pelo número de novos pedidos realizados.

Com base nessa taxa, você poderá avaliar se o custo por aquisição é lucrativo em relação ao preço médio de venda do seu e-commerce para saber se essa estratégia está dando certo para a sua empresa.

Custo de Venda

Por fim, temos a métrica do custo de vendas que representa a relação simples entre o seu gasto e a receita do seu e-commerce, ou seja, esse percentual corresponde à quanto você precisou gastar para ganhar dinheiro no seu negócio.

Nós nos preocupamos em explicar como essas métricas são calculadas para que você entenda o que cada uma delas representa dentro da sua loja virtual, mas existem plataformas de e-commerce que possuem recursos que calculam essas métricas para que você tenha ainda menos trabalho enquanto gestor, e possa a partir desses dados, tomar as melhores decisões para o sucesso da sua empresa e consiga melhorar aspectos que não estão saindo da melhor maneira possível para que você alcance esse objetivo.

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