Como criar um clube de assinatura?

Guia prático com passo a passo

Ofereça planos de assinatura e crie um rendimento estável! Cobrança recorrente automática para produtos ou serviços com diversos meios de pagamento, emissão de notas fiscais e portal do cliente. Aprenda como criar um clube de assinatura!

Aprenda de forma definitiva como criar um clube de assinatura! Leia nosso artigo completo, ou navegue por tópicos!

O que é um Clube de assinaturas?

As lojas online se fortalecem cada mais no varejo mundial. Enquanto os consumidores buscam o conforto e a segurança de comprar online, as marcas aderem a novas estratégias para vender mais e fidelizar seus clientes.

Assim surgiram os clubes de assinatura, um modelo de negócio que promove a venda recorrente de produtos e serviços. Para ter acesso a produtos e serviços exclusivos, os clientes efetuam a assinatura de um plano que oferece os produtos selecionados pelo cliente. 

Em contrapartida, os clientes têm a opção de fazer o pagamento recorrente em períodos pré-determinados – diário, semanal, mensal, semestral ou anual. Vale lembrar que, nesse modelo, o cliente realiza a compra de produtos no site apenas uma vez, aderindo à assinatura para continuar recebendo o pacote de produtos/serviços.

Passo a Passo para criar um clube de assinatura

Está planejando ter um negócio online, seguindo os passos dos concorrentes? Criar uma loja online com uma plataforma eficiente é uma opção. 

Mas muitas marcas estão investindo na plataforma para clube de assinatura com recursos e funcionalidades específicas para esse tipo de negócio. 

A montagem de um clube de assinaturas não é algo tão complexo quanto parece, contudo, é essencial ter um bom planejamento. 

Mas se você não sabe por onde começar, continue lendo este artigo, onde daremos as principais dicas para você ter um clube de assinatura de sucesso!

Precisa de ajuda?

Entre em contato com a equipe de especialistas em vendas online, nossos profissionais são altamente qualificados e preparados para te auxiliar na criação do seu clube de assinaturas!

Defina seu produto / serviço

Os clubes de assinaturas tem crescido muito nos últimos anos, especialmente em determinados segmentos. De 2020 para cá, em razão da pandemia, alguns setores têm maior destaque, por exemplo:

Bebidas

Vinhos, Cervejas, Chás, Cafés, Etc

Alimentos

Empório, Marmitas, Mercado, Etc

Livros

Livros, Revistas, Caixas surpresas, etc

Produtos de beleza

Maquiagens, itens para pele, cabelo, etc

Produtos eróticos

Itens de sex shop, lingerie, etc

E diversos outros segmentos. Portanto, há diversas opções para pesquisar e escolher um nicho que esteja em crescimento e que tenha relação com o seu projeto.

No blog da Betalabs, temos um artigo abordando as principais tendências de segmentos para clubes de assinatura em 2021. 

Calcule o valor ideal da sua assinatura

O preço da assinatura é uma estratégia de venda, então ele deve ser pensado com cuidado, pois isso será decisivo para conquistas novos consumidores, fidelizar os clientes atuais e melhorar o relacionamento da sua marca com o seu público.

Sabemos que o valor da sua assinatura, dependerá dos produtos que estão sendo comercializados, mas para chegar ao preço ideal você pode se basear nas seguintes questões:

Dica: Crie diferentes planos de assinatura com diferentes valores para o seu cliente final ter opções que caibam dentro do orçamento.

Clubes de assinatura de Sucesso

Escolha sua plataforma de vendas

O clube de assinatura é caracterizado pela venda recorrente, que pode ser semanal, quinzenal, mensal ou seguindo outro período qualquer. Então, nesse sistema, o cliente paga (dentro do período estabelecido) para receber produtos exclusivos em casa.

No entanto, o envio do boleto ou a cobrança direta via cartão de crédito é algo que precisa ser automático, facilitando a gestão do negócio. 

Portanto, na hora de escolher uma plataforma de clube de assinatura, prefira a plataforma que ofereça um sistema de pagamento recorrente e automático.

Decida por uma solução que tenha tudo o que você precisa

É mais prático escolher uma solução que te atenda de ponta a ponta desde o inicio! Confira abaixo o que uma plataforma de assinatura precisa ter para facilitar a gestão e alavancar suas vendas:

Website de venda personalizado

Com um layout que possa ser totalmente customizado para atender de ponta a ponta o seu cliente final

Sistema de gestão

Para que você possa gerencias seus pedidos, emitir notas ficais, controlar o estoque e também ter acesso a relatórios

Retentiva de recuperação de inadimplentes

Funções como essa auxiliam a não perder vendas, além de ser muito importante ter de forma automatizada lembretes de vencimentos

Segurança nas transações

Ter os dados da sua empresa e dos seus clientes em uma plataforma segura é primordial para vendas online, além de dar mais credibilidade ao seu negócio

Análises em tempo real

Acompanhar a evolução do seu negócio é a chave do sucesso, escolha uma solução que tenha informações em tempo real

Diversos meios de pagamento

Ter diferentes opções de pagamento é essencial para vendas online, então escolha uma plataforma que tenha diferentes opções

Dica: busque uma plataforma que não cobre percentual sobre as vendas, dessa forma você conseguirá estruturar de forma certeira o avanço do seu negócio.

Controle seu estoque e sua logística

As questões de gestão da loja online e da logística (estoque e envio de produtos) são outras preocupações dos donos de clubes de assinaturas.

De modo que a gestão do negócio seja otimizada, mais eficiente e mais prática, é essencial que a plataforma para clube de assinatura tenha recursos automatizados e que permitam uma total integração de tarefas.

Por isso, pense na plataforma de clube de assinatura como uma ferramenta que precisa do suporte de um sistema de gestão. 

O sistema de gestão, por sua vez, é uma tecnologia capaz de consolidar estoque e vendas, além de emitir nota fiscal e outros documentos essenciais de vendas e administrativos.

5/5

Sabemos que uma boa plataforma é algo primordial para empresas alcançarem sucesso no ambiente online. Tenho certeza que escolhemos um excelente parceiro nesse sentido, que traz segurança, facilidade operacional e agilidade no suporte para a Vinhos de Bicicleta. Parabéns equipe Betalabs, vocês são feras. Cheers!

Rodrigo Ferraz | Clube de assinatura Vinhos de Bicicleta

Defina bem sua embalagem

A embalagem é como se fosse o seu cartão de visitas: a primeira impressão é a que fica. Por isso, lembre-se de que a embalagem deve ser exclusiva, assim como o seu serviço.

Afinal, o cliente deseja viver uma experiência diferenciada não apenas com um produto premium, mas também com uma embalagem que ofereça um bom visual e quem sabe até alguma funcionalidade. 

Algumas dicas de embalagens customizadas são as que incluem seu logotipo, uma frase de destaque e texturas diferentes: verniz, laminado, fosco, dentre outros.

Divulgue sua empresa

Conte com as redes sociais para divulgar o seu novo negócio! Além disso, coloque os ícones de redes sociais em seu clube de assinaturas, de forma que, ao entrar no site, o seu cliente possa visualizar também sua presença nas mídias sociais.

Não esqueça que a comunicação offline é igualmente importante a fim de divulgar seu clube de assinaturas. Desse jeito, elabore catálogos, folders e materiais em PDF para envio online. 

Clubes de assinatura no Brasil

O ano de 2020 foi bastante atípico para os brasileiros, tendo forte influência sobre o setor econômico e sobre o comportamento de compra da população. 

Se por um lado as lojas físicas tiveram queda nas vendas por conta da pandemia de coronavírus, por outro, o número de novas lojas virtuais e sites de assinatura subiu vertiginosamente. 

Uma matéria recente publicada no site Valor Investe aponta que, de março até outubro deste ano, mais de 800 novos clubes de assinatura foram criados. Em suma, isso representa um crescimento de 10% no segmento em relação ao mesmo período de 2019. 

Além disso, uma estimativa feita pela Betalabs mostra que cerca de 600 novos consumidores devem realizar a assinatura de pacotes nos mais diferentes segmentos. 

Gostou das dicas? Tem algum outro ponto que você considera importante na hora de criar um clube de assinaturas? 

Fique por dentro das novidades sobre clubes de assinatura