Dicas para melhorar o Fluxo logístico do seu E-commerce

Fluxo logístico do seu E-commerce

Navegue por tópicos!

Ter um controle logístico eficiente, rápido e seguro é fundamental para as operações de um e-commerce. Afinal, falhar no fluxo logístico pode ocasionar atrasos na remessa de produtos, envios para destinos errados e até problemas de controle de estoque

Sendo assim o primeiro passo para elevar a qualidade do fluxo logístico é apostar em uma plataforma de e-commerce com recursos e funcionalidades que permitam gerenciar a logística de forma efetiva. 

Mas se você já tem uma loja online operando e não está satisfeito com o fluxo logístico atual, considere fazer a migração de e-commerce para uma plataforma que fornece várias funcionalidades. 

Além disso, siga as dicas que vamos te dar neste artigo da Betalabs. Confira!

Cuidados com a proteção e a segurança dos produtos

Uma entrega feita com eficiência começa nos cuidados com o produto a fim de evitar que sofra dano no trajeto. 

Por isso, pense em utilizar caixas e embalagens com ampla proteção. O ideal, de fato, é que as embalagens sejam personalizadas de acordo com o tamanho e o peso do produto.

Mas caso isso não seja possível, preencha os espaços vazios da caixa com jornal, plástico bolha ou isopor. Assim a encomenda não se moverá dentro da embalagem.

Mantenha parceria com transportadoras para melhorar o fluxo logístico

Diferentemente do sistema dos Correios, as transportadoras não apresentam restrição de pesagem com os produtos enviados. 

Portanto, são opções interessantes e menos onerosas para os clientes de lojas online que vendem itens com mais de 30Kg. 

Ou, ainda, cuja dimensão dos produtos seja superior ao limite definido pelos Correios. 

Sem contar que, caso haja paralisação de atividade dos Correios, suas encomendas poderão seguir para os clientes sem problemas. 

Faça um controle de estoque rígido

Existe algo mais desagradável do que comprar um produto e depois saber que a mercadoria está em falta? Bem, isso mostra desorganização e deixa qualquer pessoa com uma opinião negativa sobre a loja.

Para evitar esse tipo de situação, é importante verificar o estoque regularmente, fazendo check-in e check-out e verificando o estoque. Além disso, recomenda-se examinar o estado das mercadorias.

Outra dica é ter diferenças mínimas entre a quantidade de produtos existente e a que é oferecida ao cliente, ou seja, ter mais alguns itens. Isso será útil, por exemplo, no caso de produtos com defeito que precisam ser substituídos.

Além dessas dicas, não se esqueça: é muito importante gerenciar seu e-commerce com auxílio de uma plataforma robusta, que seja integrada a um ERP. Com o ERP para e-commerce da Betalabs você pode visualizar e gerenciar inúmeros setores de sua empresa online. 

Desse modo, é possível mesclar e personalizar funcionalidades para gestão de vendas, operações, estratégia e logística. 

Conheça a Betalabs! 

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs
Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados