Dicas para quem quer empreender em 2019

2019

Decidir ser um empreendedor não é uma escolha fácil, especialmente para quem é principiante nesse negócio, ou seja, não possui nenhuma experiência prévia na área. A grande verdade é que não existe uma maneira ideal de fazer isso, uma “receita de bolo” que deve ser rigorosamente seguida, mas algumas dicas valiosas podem te ajudar a tirar essa ideia do papel de forma menos arriscada e é sobre isso que vamos falar no post de hoje aqui do blog da Betalabs.

Dica nº 1: não tenha medo de errar

Esse sentimento é bastante normal e recorrente entre os jovens empreendedores que não possuem nenhuma bagagem, mas ele não pode ser maior do que a sua vontade de tentar.

Erros vão acontecer sim, porém, é preciso ter humildade para aceitar que isso faz parte do processo e sabedoria para tirar boas lições dessas situações, pois é isso que vai fazer a diferença para o sucesso do seu negócio e vai te diferenciar do seu concorrente.

Sendo assim, quando você se deparar com um erro, analise e aprenda a melhorar com ele.

Dica nº 2: planeje a sua estratégia cuidadosamente

Planejamento é um fator essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, desde os menores até os maiores, e não é à toa que a gente sempre toca nessa tecla nos posts aqui do blog.

Procure ter tudo no papel para que você consiga acompanhar mensalmente cada ponto e medir os seus resultados com indicadores de desempenho confiáveis para alcançar maior efetividade, seja na inauguração da empresa ou para alcançar os seus objetivos enquanto empreendedor.

Fazendo isso, será muito mais fácil perceber quando novas oportunidades aparecerem para o seu negócio, além de ter muito mais controle de tudo o que acontece na sua empresa para poder fazer os ajustes que forem necessários.

Dica nº 3: seja organizado com as suas finanças

Outro ponto que merece destaque em qualquer negócio é a gestão financeira, especialmente no início. Saber o quanto você pode investir para tirar a sua ideia do papel é essencial, pois dessa forma você consegue projetar em quanto tempo você vai recuperar o seu investimento inicial e, assim, conseguir sustentar a sua empresa.

Então, procure ser bastante realista e tente antecipar possíveis eventualidades e contratempos que possam impactar a sua empresa para que você esteja preparado para essas situações e consiga lidar com elas da melhor maneira possível.

Dica nº 4: adeus, descanso!

Normalmente, as pessoas acham que o empreendedor não trabalha, mas é exatamente o oposto que acontece. Para que um negócio dê certo, as pessoas envolvidas precisam se doar 100% e, muitas vezes, isso significa dar adeus as folgas, férias, feriados e fins de semana.

Isso acontece porque é muito difícil se desligar completamente do trabalho quando todo o esforço feito é em prol de um investimento e de algo que você acredita e, por isso, está colocando sua força e seu dinheiro nessa ideia.

Dica nº 5: esteja sempre em busca de aprendizado

Empreender é uma tarefa que requer aprendizado contínuo para que o seu negócio consiga se manter sempre competitivo.

Portanto, buscar conhecer novas práticas e se dedicar ao máximo são características vitais de um empreendedor de sucesso, então se você quer ser essa pessoa, faça cursos para aprimorar seu conhecimento, participe de núcleos empresariais, troque informações e experiências com pessoas que já são da área e traga esses ensinamentos para o seu negócio.

Assim, você vai conseguir entender melhor o mercado no qual você pretende atuar para se destacar em meio a concorrência.

Trilhar o caminho do empreendedorismo é algo recompensador, mas não é um mar de rosas. Ele é repleto de desafios que você só vai conseguir compreender na prática e para você ser bem-sucedido nessa empreitada, você deve ter uma capacidade de se autoavaliar constantemente.

Reflita sobre as suas decisões e os resultados que elas geraram para o seu negócio, aja com disciplina para reparar os erros que você certamente vai cometer ao longo dessa trajetória e nunca tenha medo de arriscas, mas com sabedoria e responsabilidade.

Vale ressaltar também que, apesar da educação corporativa ser muito importante, abrir uma empresa não é algo restrito para pessoas formadas em administração, até porque o dia a dia do negócio vai ensinar coisas que muitas vezes nenhuma faculdade ou livro de administração consegue prever.

Logo, mesmo que você não seja formado nessa área, não tenha medo de se arriscar no seu próprio negócio, mas se prepare e procure entender como esse universo funciona para que você consiga aproveitar melhor as oportunidades que surgirem e lidar melhor com os tropeços no caminho e, nesse caso, a leitura de textos em blogs confiáveis pode trazer um conhecimento muito útil para você.

Conte com a Betalabs para se preparar e realize o sonho de empreender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.