Como vender móveis pela internet? O que você precisa saber antes de abrir um e-commerce

Imagem de poltrona e escada em imóvel

Diversos setores do varejo viram um crescimento em vendas desde 2020. Um que recebe destaque é o de móveis, que no final de 2022, cresceu em 20%. Por isso, aprender como vender móveis pela internet é uma grande oportunidade para lojistas do segmento lucrarem ainda mais em seus negócios.

Se você deseja criar um e-commerce que realmente funcione, é importante que tenha atenção a alguns detalhes. Por ser tão popular, a internet exige que lojas tenham estratégias bem definidas para poderem se destacar entre as milhares de concorrentes que existem no mercado.

Pensando nisso, a Betalabs criou uma lista com alguns pontos de atenção para você vender móveis na internet da melhor maneira possível. Veja quais são e como encontrar uma solução para cada um desses pontos a seguir!

1- Determine seu nicho de mercado

Antes de aprender como vender móveis pela internet de fato, é importante que você complete algumas tarefas preliminares. Assim, terá um processo muito mais otimizado na hora de colocar a sua loja no ar.

Primeiro, você deve determinar em qual nicho de mercado dentro do segmento de venda de móveis deseja atuar. Nesse sentido, se você já tiver uma loja física, não necessariamente precisa focar em tudo o que é oferecido no catálogo, mesmo que isso seja interessante por conta da expectativa do público.

Você pode procurar um nicho que tem potencial de crescimento ou que você sente uma carência no universo on-line. Algumas opções que pode considerar para o seu negócio são:

  • artigos de decoração (considere os diferentes estilos);
  • móveis clássicos;
  • móveis para escritório e home office;
  • móveis retrô;
  • móveis de luxo;
  • apenas um tipo de móvel (como guarda-roupas, colchões, etc.).

2- Defina as personas do negócio

A definição das personas (versões mais detalhadas do seu público-alvo) que você deseja atender é muito importante para vender móveis on-line. Afinal, as escolhas dos consumidores também vão ditar as regras para o crescimento da sua loja.

Levando em conta os hábitos de consumo e as necessidades reais e latentes do seu público-alvo, pense em quem compraria os itens do seu catálogo. Isso trará mais facilidade para criar as personas da sua empresa. Além disso, buscar o perfil das pessoas que seguem sua marca em redes sociais, por exemplo, pode ajudar.

Com a determinação da persona, você terá mais facilidade para determinar a linguagem de comunicação, o visual do seu site, como vender móveis pela internet, etc. Ter uma loja otimizada de acordo com o seu público será muito benéfico.

Prancheta em sofá e pessoa testando tecido em sofá

3- Escolha fornecedores de confiança

É essencial ter em mente que ter um e-commerce, como vender móveis on-line, exige que o lojista ofereça uma grande variedade de produtos no catálogo. A loja virtual é como uma grande vitrine, portanto, seu cliente precisa ter muitas opções para escolher.

Caso contrário, ele pode buscar no concorrente aquilo que não encontra em seu e-commerce. Nesse ponto, é importante definir seus fornecedores. Quanto mais fornecedores de alta qualidade, melhor. Assim, você poderá barganhar descontos e melhores formas de pagamento.

4- Conte com uma boa plataforma de e-commerce

Uma das melhores dicas para vender on-line, seja móveis ou outro segmento, é escolher bem a plataforma de e-commerce que será usada. Afinal, de nada adianta ter os melhores e mais variados produtos se a plataforma escolhida não ajudar.

Para oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes, você deve contar com uma plataforma com amplos recursos. Isso também será benéfico para todos os administradores da loja, que terão um controle maior e mais otimizado sobre cada movimentação financeira, logística ou de qualquer outra área.

Procure uma plataforma que tenha diversas ferramentas e, ainda, a possibilidade de expansão dessas funcionalidades por meio de APIs. Dê preferência para aquelas que possuem um hub de integração, que permite que todas as operações feitas em marketplaces de móveis sejam contabilizadas no mesmo lugar.

Com um hub de marketplace, você gerencia melhor os pedidos on-line vindos de outros canais de vendas que não o site da sua loja. Assim, pode anunciar produtos em plataformas como Mercado Livre, eBay, etc.

5- Tenha um site funcional

Uma das grandes frustrações de clientes ao navegar por e-commerces é a falta de responsividade dos sites. Visuais pouco agradáveis, falta de hierarquia de informações, bugs e outros tipos de empecilhos na navegação do usuário podem fazer com que seus leads desistam de finalizar compras.

Móveis, em geral, costumam ser produtos que precisam de um investimento maior dos usuários. Por isso, eles vão buscar sites onde se sentem seguros para finalizar a compra. Garanta que a sua loja passe uma sensação de confiança criando um site bonito, responsivo e com conteúdo de qualidade.

Vai abrir uma loja on-line de móveis? Conte com a Betalabs!

A Betalabs é a plataforma de e-commerce escolhida por marcas como Gardeni Móveis, Zarco Interiores e Flexform para a venda on-line de mobiliários. Agora que você sabe como vender móveis pela internet, é hora de colocar a sua própria loja no ar! Entre em contato conosco e entenda as possibilidades para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.