Qual a diferença entre plataforma e sistema de e-commerce?

diferença entre Plataforma e Sistema E-commerce

É um erro comum, sobretudo para jovens empreendedores, mal interpretar os conceitos Plataforma e Sistema de e-commerce em muitos casos, inclusive, considerando-os um único conceito, sinônimos.

Diferença entre Plataforma e Sistema E-commerce

De forma sucinta, um sistema de e-commerce diz respeito a algo mais abrangente e é compreendido por todo um grupo de outros sistemas, que dialogam entre si e trabalham em conjunto para garantir o bom andamento das operações do negócio.

Este é o caso, por exemplo:

    1. o sistemas para atendimento ao cliente;
    2. o controle de estoque, as vendas;
    3. a gestão de lançamentos de receita e despesa;
    4. os gateways para liquidação financeira;
    5. o gerenciamento de clientes;
    6. os operadores logísticos;
    7. o acompanhamento de pedidos;
    8. o marketing;
    9. entre outros setores correspondem a um sistema e-commerce.

 

Dentro deste contexto, a plataforma e-commerce é mais um dos elementos que constituem o sistema de e-commerce, trabalhando como uma “ponte” ou interface entre o cliente e o lojista.

A interação com o cliente é realizada através do FrontEnd, a versão “visível” da loja, onde o usuário pode realizar buscas pelos itens que deseja.

Assim como avaliar produtos, acompanhar comentários de outros clientes, adicionar produtos ao carrinho, finalizar pedidos, entre outras coisas.

Enquanto isso, a interação com o lojista é realizada pelo BackEnd, onde o mesmo pode acompanhar e administrar informações pertinentes a seu negócio.

Também, como gestão de vitrine, conteúdos multimídia, descrição de produtos, listagem de vendas ou qualquer outra funcionalidade/recurso oferecido pela plataforma da loja.

De fato, dada a sua importância para o desempenho do negócio, a escolha pela plataforma de um sistema de e-commerce deve ser realizada após uma cuidadosa pesquisa de mercado.

Onde o lojista deve analisar a plataforma que mais se adeque a seu modelo de negócio, considerando, entre outros aspectos, as funcionalidades e integrações oferecidas/suportadas.

Conheça a solução completa para seu E-commerce!

A plataforma e-commerce Betalabs conta com uma série de módulos flexíveis e customizáveis, além de oferecer suporte para módulos desenvolvidos sob medida e ser nativamente integrada ao nosso poderoso sistema de gestão, o ERP Cloud. Conheça mais sobre as funcionalidades de nossa plataforma e-commerce.

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Plataforma Ecommerce
Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Plataforma Ecommerce

Um comentário em “Qual a diferença entre plataforma e sistema de e-commerce?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos sobre E-commerce