Sobre: Checkout

O checkout é uma das etapas mais importantes no processo de venda de uma loja virtual, afinal, é o momento em que o consumidor finaliza o pedido e conclui a compra. Por isso, ele deve ser simples, eficiente e organizado!

Para entender o que é checkout e como ele funciona, acesse o guia simplificado da Betalabs. Ele esclarece suas principais dúvidas e apresenta dicas para otimizar o processo de finalização de compra em sua empresa. Confira a seguir!

O que é checkout para e-commerce? 

Resumidamente, o checkout para e-commerce é a fase final da venda realizada pela internet. Ele acontece no carrinho de compras, quando o cliente escolhe a forma de envio, seleciona o meio de pagamento e digita as informações pessoais.

Também é nessa hora que costuma acontecer o abandono do carrinho, quando o usuário desiste de fazer o pagamento. Por isso, a eficácia do checkout é crucial para o bom desempenho de uma loja virtual.   

Para que serve o checkout? 

Além de ajudar a concluir a compra, o checkout permite visualizar os dados do pedido. Ele deve conter um layout amigável e responsivo, já que o cliente pode finalizar o pagamento utilizando qualquer dispositivo, incluindo smartphones.

Todas essas informações ajudam a reforçar a confiança do usuário na hora digitar dados sensíveis, como CPF e número de cartões de crédito. Além disso, outros elementos usados para aumentar a credibilidade da loja também aparecem na finalização da compra, como:

  • indicador do progresso da compra;
  • opções de pagamento;
  • selos de segurança;
  • informações sobre política de envio;
  • acesso ao suporte ou ao chat.

 

Qual a importância do checkout para loja virtual?

A eficiência do checkout para loja virtual está diretamente relacionada à taxa de conversão. Nesse sentido, quanto mais bem elaborado for o procedimento de finalização, maiores são as chances de vendas no e-commerce.

Lembrando que, durante o checkout, o consumidor também fornece ao lojista informações valiosas, como preferências sobre produtos e faixa desejada de preço. Com elas, é possível efetuar campanhas de pós-vendas e incentivar a recorrência.    

Como deve ser o checkout no e-commerce?

Agora que você já entendeu a importância do checkout no e-commerce, qual é a melhor forma de colocá-lo em prática? A primeira dica é evitar que o processo tenha muitos passos. O ideal é que ele seja intuitivo, rápido e descomplicado.

Para transmitir ainda mais confiabilidade, é possível expor o certificado SSL e aceitar várias formas de pagamento. Outra sugestão é investir em tecnologias que proporcionam um carregamento ágil, evitando que a página trave justamente no momento de conclusão da compra.

Quais são os tipos de checkout?

Existem três categorias básicas de checkout: o padrão, o transparente e o lightbox. A diferença entre eles é o local em que a operação financeira é realizada. Todos oferecem vantagens, dependendo da estratégia e do gateway de pagamento adotados pela empresa.

Checkout padrão

No checkout padrão, o cliente é direcionado para uma página fora do e-commerce, na qual deve efetuar o pagamento. Normalmente, o modelo é adotado pelas lojas que fazem integrações com intermediadores de pagamento, como PagSeguro e Mercado Pago.

Checkout transparente

Já no checkout transparente, o comprador finaliza todas as etapas de compra no próprio site da loja, e os dados pessoais e financeiros ficam armazenados no back-end da plataforma.

Checkout lightbox

No checkout lightbox, o usuário também é mantido no e-commerce, mas a conclusão da compra ocorre em uma pop-up, aberta na fase final do pedido. Essa janela costuma ser personalizada e inclui a identidade visual da marca, transmitindo credibilidade.

Personalize o checkout da sua empresa com as soluções da Betalabs!

Gostou de aprender mais sobre o checkout? Aproveite as dicas para implantar essa etapa tão importante em sua loja. O Power Conversion Checkout é um modelo exclusivo da Betalabs para o seu negócio! Se precisar de ajuda ou quiser mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas!

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.