M-commerce: a importância de ter uma loja virtual otimizada para mobile

MCOMMERCE

Segundo dados do 34º Webshoppers, levantamento realizado pela E-bit e Buscapé,  dispositivos móveis tiveram 23% de participação no total de compras realizadas virtualmente no primeiro semestre de 2016, e 18,8% das transações de compra efetuadas foram feitas por dispositivos mobile.

Além disso, mais de 1/3 das pessoas buscam informações sobre produtos que desejam comprar através de um smartphone.

Os números mostram a importância de identificar esse aumento no uso do mobile pelos clientes e otimizar seu e-commerce a fim de vender mais e melhor nos casos em que ele for acessado através de smartphones e tablets.

Mas além de atender à necessidade dos usuários que preferem comprar através de dispositivos móveis, que outras vantagens um site otimizado para mobile pode trazer para seu e-commerce?

Há algum tempo, o Google e demais mecanismos de busca mudaram seus algoritmos passando a exigir sites responsivos. E o que isso significa? 

De forma simplificada, os sites cujos layouts não se adaptam aos diferentes tamanhos de tela ficam em desvantagem em relação aos outros, perdendo posições nos rankings de busca.

A rapidez, a praticidade e a facilidade de uso também estão entre os grandes diferenciais do mobile commerce. Para obter os melhores resultados e proporcionar ao seu usuário a melhor experiência, veja alguns pontos que devem ser considerados ao criar uma plataforma mobile:

Conexão

A velocidade da conexão em plataformas mobile, comparada ao desktop, é inferior. Para não perder vendas por esse motivo, a dica é investir em um site leve.

Tamanho da tela

Uma vez que o tamanho da tela é reduzido nos dispositivos móveis, é interessante “enxugar” o conteúdo do site antes de integrá-lo ao mobile, deixando apenas as informações essenciais.

Touchscreen

Ainda em relação à tela, é válido lembrar que a principal interação em plataformas mobile é o toque. Dessa forma, atente-se aos botões e demais componentes da interface de forma que estes não precisem de zoom em excesso para que haja uma interação.

Cadastro

Ter um processo de cadastro otimizado para mobile também é essencial. Nesse ponto, é interessante integrar o login do usuário com redes sociais como Facebook, Twitter ou e-mail do Google, por exemplo. Uma outra opção é oferecer um cadastro simplificado com a possibilidade de preencher o restante dos dados em outro momento.

Conversão

Uma dica para conseguir aumentar a conversão é  oferecer ao consumidor uma plataforma em que os produtos possam ser adquiridos com poucos cliques.

Segurança

Para conquistar a confiança dos usuários de smartphones, que nem sempre estão conectados a redes totalmente seguras, é importante destacar em sua loja o compromisso que possui em oferecer boas práticas de segurança de dados e certificados digitais.

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