O que é Big Data e quais são seus benefícios

post-111

O que é Big Data?

Big data é um termo popular utilizado para descrever um grande volume de dados e o seu processamento para a extração de informações relevantes.

É comum se dizer que o Big Data se apoia em 5 “V”s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.

Volume obviamente se refere ao grande volume de dados que podemos gerar diariamente. Para analisar esse grande volume de dados, é preciso ser ágil no armazenamento, controle e extração de informação, dai velocidade.

Variedade, pois podemos gerar e armazenar todo tipo de informação, veracidade pois precisamos garantir a autenticidade dos dados obtidos para se chegar a resultados igualmente autênticos, e por fim precisamos assegurar que todo o processo feito agregue valor ao seu negocio de alguma forma.

Big Data e E-commerce

Até pouco tempo atrás, não existia uma grande preocupação das lojas virtuais em utilizar todo o seu potencial em gerar informações para seu beneficio próprio.

Porém com o passar dos anos, o aumento da concorrência e a popularização das compras online, cada dia se prova ser mais importante usar a tecnologia a favor da sua loja, para buscar ações assertivas sobre publico alvo, preços, marketing, etc.

Imagine que, cada ação realizada por cada cliente dentro da loja pode ser utilizada a seu favor. Faixa etária dos visitantes, filtros utilizados, produtos visitados, palavras buscadas, tempo em cada pagina são alguns dos dados que podem e devem ser utilizados para levar ao cliente final uma navegação cada vez mais personalizada.

Entrar em uma loja virtual e ter produtos do seu interesse em destaque, oferecer produtos relacionados direcionados ao perfil do usuário, buscar maior efetividade nos e-mail marketing podem efetivamente ajudar o seu ecommerce a vender mais.

Autor: Felipe Duarte Rios – Desenvolvedor WEB da Betalabs, Graduando em Ciência da Computação pelo IME/USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.