Estoque virtual: veja dicas para gerenciar e minimizar erros na operação da loja

estoque virtual

Gerenciar o estoque virtual adequadamente é fundamental em um empreendimento bem-sucedido, seja físico ou digital. No varejo omnichannel, com todos os canais centralizados, essa tarefa pode ser um desafio ainda maior.

Independentemente do modelo de negócio escolhido, o controle eficiente do armazenamento de produtos reduz perdas nas vendas e evita prejuízos. Confira dicas para minimizar as divergências entre os estoques físico e virtual e diminuir erros na operação da loja!

O que é o estoque virtual?

O estoque virtual nada mais é do que o registro das mercadorias de uma loja em um sistema automatizado. Toda compra ou venda de algum produto é atualizada, permitindo ao gestor uma administração simplificada de todo o fulfillment da empresa.

Teoricamente, o estoque físico e o virtual devem estar iguais, com registro correto de informações. Contudo, na prática, são comuns as divergências entre a quantidade de itens disponíveis para a venda e o que é mostrado pelo software.

Esses erros inventariais podem ocorrer devido a uma série de fatores. Os mais comuns são falhas no checkout de pagamento da loja, registros de produtos duplicados, erros nos cadastros de SKUs e furtos no armazém.

Problemas comuns no controle do estoque virtual

Apesar de parecer fácil, a gestão de estoques virtuais requer atenção, já que qualquer erro pode resultar em problemas, tanto para o lojista quanto para o cliente. Pesquisas recentes demonstram que, de um total de R$ 9,6 bilhões perdidos em vendas pelo varejo, cerca de R$ 6,7 bi estão relacionados a erros de estoque.

Assim, investir no controle de estoque adequado permite ajustar a demanda de produtos junto aos fornecedores, evita a perda de pedidos e auxilia na tomada de decisões. Uma maneira prática de fazer isso é conhecer as falhas corriqueiras e tomar medidas para impedir que elas aconteçam.

Estoque virtual positivo e estoque físico zerado

Nesse cenário, o cliente é diretamente prejudicado, uma vez que não consegue adquirir o artigo desejado. O lojista também sofre desvantagens, já que a venda é perdida, a mercadoria não é reposta e a reputação da loja é depreciada.

Estoque virtual zerado e estoque físico positivo

Nesse segundo caso, quando o estoque virtual está zerado e o físico está positivo, a empresa é diretamente prejudicada, pois perde uma venda em potencial. A situação também resulta na insatisfação do comprador, que não encontra o item desejado no e-commerce.

Como solucionar falhas na gestão do estoque virtual?

Até aqui, você viu que as falhas no controle do estoque virtual podem acontecer em qualquer operação de comércio físico ou eletrônico. A boa notícia é que é possível minimizá-las!

Com algumas atitudes simples, os gestores conseguem uma melhora significativa na organização do estoque, poupando tempo e dinheiro para a empresa. A seguir, veja algumas sugestões.

estoque virtual

Identifique a causa da divergência

A primeira dica para evitar divergências entre o estoque físico e o virtual é identificar as causas. Pode ser necessário realizar inventários ou envolver as equipes de vendas e de TI no procedimento. O que importa é corrigir os erros rapidamente e tomar providências para que eles não se repitam.

Treine a equipe

É importante que todos os colaboradores estejam alinhados às estratégias de gestão da empresa e dominem os softwares utilizados. Assim, fica mais fácil evitar rupturas no estoque e perdas nas vendas.

Invista em ferramentas tecnológicas

Outro ponto que deve ser considerado é a implantação de sistemas de gestão específicos para lojas virtuais ou para o tipo de negócio adotado. Com a ajuda da tecnologia, você conta com a atualização de informações em tempo real e o gerenciamento centralizado de todos os dados de vendas, produtos e clientes.

Conheça o melhor sistema de gestão para estoque virtual

Se você planeja criar um e-commerce ou gostaria de implantar um sistema moldado especificamente para o comércio virtual em sua empresa, a Betalabs tem a solução ideal! Com o ERP online para e-commerce Betalabs, é possível controlar as principais áreas de gestão organizacional de maneira prática e assertiva.

O sistema de gestão pode ser integrado com a plataforma de vendas online e traz dashboards inteligentes, com relatórios automáticos, para uma gestão estratégica. A ferramenta ajuda a manter o departamento financeiro sempre atualizado sobre as compras e as vendas, organizando o orçamento e controlando o fluxo de caixa.

O software também é indicado para negócios online sem estoque, oferecendo organização de produtos e de dados de clientes em uma única base. Outra vantagem é o campo de cadastro totalmente customizável, com regras de preenchimento e validação flexíveis.

Gerencie o estoque virtual com a ajuda da Betalabs!

Cada organização tem características únicas, e o controle apurado do estoque virtual exige soluções moldadas para essas particularidades. Por isso, a plataforma Betalabs oferece ferramentas totalmente personalizáveis! Com o ERP, é você quem decide como a gestão do negócio é feita!

Utilizando a melhor tecnologia, você ganha tempo e otimiza recursos para poder criar, testar e realizar serviços. Entre em contato e conheça os planos da Betalabs para implantação em startups, PMEs ou grandes empresas. A equipe de especialistas da empresa está pronta para atender você e enviar uma apresentação moldada para o seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.