O que é estoque virtual?

O que é estoque virtual

Navegue por tópicos!

O termo estoque virtual diz respeito ao registro de produtos em uma loja. De forma simplificada, todo produto que é comprado ou vendido pela loja é atualizado no estoque virtual, o que permite ao lojista ter um maior controle de suas compras/vendas e ajustar a demanda de seus produtos junto aos seus fornecedores.

Apesar de parecer simples, a gestão de estoques virtuais requer atenção e controle para evitar dores de cabeça tanto para o lojista quanto para o cliente.

Um estudo da Neogrid – empresa especializada em soluções para gestão de abastecimento -, estimou que de um total de R$ 9,6 bilhões perdidos pelo varejo com itens que deixam de ser vendidos, cerca de R$ 6,7 bilhões estão relacionados a erros no estoque virtual.

O estoque virtual está positivo, mas o estoque físico está zerado

Neste primeiro cenário o cliente é prejudicado por não encontrar o produto desejado e o lojista, por acreditar que ainda existem unidades do produto disponível, deixa de realizar a venda e não entra em contato com seus fornecedores para adquirir mais unidades da mercadoria.

Além disso, outro problema que este tipo de erro de gestão no estoque virtual pode causar é a venda de um produto que não está mais disponível.

Deste modo, exigindo que o lojista entre em contato com o cliente para se retratar e chegar a um acordo como, por exemplo, a devolução do dinheiro.

O estoque virtual está zerado, mas ainda existem unidades do produto no estoque físico

Apesar de, não ser tão comum como o cenário anterior, este tipo de erro é igualmente prejudicial ao cliente – que não consegue adquirir o produto desejado.

E também,  ao lojista – que deixa de realizar vendas e ainda entra em contato com seus fornecedores para adquirir mais unidades do produto sem real necessidade.

Uma solução adotada por muitas empresas para evitar problemas com o estoque são sistemas de gestão integrados ao estoque e outros setores da empresa, como produto, compra, venda, fornecedores e financeiro.

Este tipo de sistema, como é o caso do ERP Cloud Betalabs, atualizado baseado nos dados obtidos da comunicação entre os setores, concedendo maior dinamismo as operações e reduzindo custos.

Conheça a Betalabs

Tem interesse em criar seu ecommerce? Conheça a plataforma Betalabs para assinaturas e venda recorrente!

Centralize toda sua operação em uma única Plataforma, unificamos E-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio.

Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades! Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs
Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs

Um comentário em “O que é estoque virtual?

  • 15/03/2019 em 06:59
    Permalink

    Estoque Virtual, é a diferença entre
    “estoque do sistema vs estoque físico”, também é chamado de estoque sujo.

    Exemplo1:
    Estoque sistema: 100
    Estoque físico: 80
    Estoque virtual: -20
    Obs: Quando o produto está negativo tem que fazer a correção para que ele dispare corretamente para loja.

    Exemplo 2:
    Estoque sistema: 0
    Estoque físico: 10
    Estoque Virtual: +10
    Obs: Quando o produto está positivo tem que fazer a correção, devido o produto poder está em data crítica e o comercial não liberar preço porque não consta o produto no sistema.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados