O que fazer para conseguir escalar meu e-commerce?

O que fazer para conseguir escalar meu e-commerce?

Conseguir destaque em um mercado que possui um crescimento extremamente acelerado é um desafio para todo empreendedor digital pois, para acompanhar esse desenvolvimento e atender uma demanda de clientes cada vez mais criteriosos e exigentes, é preciso investir em inovação e se dedicar bastante para fazer o seu negócio crescer e se tornar relevante nesse meio.

Nós somos bombardeados com informação e propagandas 24 horas por dia, então fica cada vez mais difícil conseguir despertar o interesse das pessoas por meio de anúncios genéricos e totalmente agressivos, e que acabam não dizendo nada sobre o produto e suas vantagens para o consumidor. Logo, insistir nesse tipo de estratégia pode ser um tiro no pé, uma vez que ela não só não vai te trazer resultados positivos, como também pode prejudicar o crescimento do seu e-commerce.

Se esse caminho mais tradicional tem se mostrado ineficiente, é necessário pensar e agir diferente para que você consiga alcançar esse objetivo de escalar o seu negócio online. No texto de hoje, nós vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a atrair mais clientes para o seu e-commerce e, caso você ainda não tenha a sua loja virtual, essas dicas também vão te ajudar a começar com o pé direito!

Criando o meu e-commerce

Antes de colocar a mão na massa e inaugurar a sua loja online, independentemente do segmento que você pretende atuar, você precisa seguir alguns passos para garantir que o seu negócio seja bem-sucedido.

Nesse sentido, dois itens atuam como pilares de um e-commerce de sucesso: planejamento financeiro e conhecimento de mercado. A internet tornou o sonho de empreender algo mais acessível, já que os custos de manutenção de uma loja virtual são menores do que os de uma loja física, mas se não houver planejamento financeiro do empreendedor, mesmo com despesas menores, a empresa pode quebrar.

Além disso, é fundamental conhecer o mercado que você pretende atuar. Não adianta querer vender determinado produto se, ao analisar as demandas dos consumidores, você perceber que ninguém tem interesse em comprar a sua mercadoria. Portanto, antes de investir o seu dinheiro, analise profundamente esse fator para que você saiba exatamente quais são as necessidades do seu cliente e, com base nisso, você consiga atende-las da melhor maneira possível.

E-commerce pronto: como escalar o meu negócio?

Descubra o diferencial da sua empresa e evidencie isso

Pense na seguinte situação: o que você, enquanto consumidor, prioriza na hora de comprar determinado produto? Existem milhares de lojas competindo entre si, então o que te leva a escolher a loja X e não a loja Y? Provavelmente, a loja que você escolheu tem um DIFERENCIAL realmente atrativo quando comparada com as lojas concorrentes, e é isso que o seu e-commerce precisa mostrar para o seu cliente.

Para que você consiga evidenciar o seu diferencial, é extremamente importante conhecer bem o mercado no qual você pretende atuar e, sobretudo, conhecer profundamente os seus concorrentes para analisar o que eles estão fazendo e como estão fazendo para conseguir atrair o consumidor.

Além disso, também é essencial conhecer o seu cliente para entender quais são as necessidades e desejos que eles possuem e você consiga satisfazer isso e preencher essas lacunas com o seu produto, de maneira que o consumidor enxergue que a sua marca é realmente diferenciada e, por isso, você merece esse voto de confiança.

Defina os avatares da sua marca

Talvez esse seja o ponto chave da sua estratégia. O termo avatar (que também pode aparecer como persona) diz respeito aos consumidores “fictícios” criados a partir de uma profunda análise dos consumidores reais. Por isso, é muito importante conhecer bem o seu público alvo para que você consiga definir esses perfis de maneira precisa pois dessa forma você vai conseguir segmentar todas as suas futuras estratégias de marketing e direciona-las para cada perfil de cliente que a sua marca possui.

Vale ressaltar que público alvo e avatar são coisas diferentes! O público alvo é um grupo de pessoas que possui perfis semelhantes e que estão mais propensas a adquirir o seu produto, ou seja, é um conceito mais abrangente e que fala com o consumidor de forma mais genérica.

Já o avatar (ou avatares) é um tipo específico de perfil de consumidor (que, obviamente, está dentro do público alvo) com determinadas características que são avaliadas para que a empresa consiga compreender melhor quem é o seu cliente “ideal” e, baseado nisso, possa traçar estratégias mais objetivas para esse consumidor.

Portanto, ao definir o avatar (ou avatares) do seu e-commerce, você consegue produzir um conteúdo mais útil, específico e de melhor qualidade e, consequentemente, consegue engajar mais os seus atuais clientes e atrair novos usuários despertando o interesse deles por meio desse tipo de estratégia, fazendo o seu negócio crescer.

Tenha um blog para a produção de conteúdo que agregue valor a sua marca

Criar um blog que fale sobre assuntos relacionados aos seus produtos, ao seu nicho de mercado e que tenha um caráter educativo para o seu avatar é fundamental para a construção de autoridade para a sua marca.

Isso faz com que ela passe a ser reconhecida no mercado como uma referência dentro da área na qual atua porque o avatar passa a confiar nessa empresa, uma vez que ela se preocupa em trazer informações relevantes para o consumidor e mostra estar interessada em agregar valor para a pessoa oferecendo soluções reais para os problemas que elas querem solucionar, e não apenas em vender um produto.

Use as redes sociais para melhorar ainda mais a comunicação com o cliente

Ao definir o seu avatar, consequentemente, você vai conseguir perceber quais são os melhores canais para você se comunicar com os seus clientes e em quais redes sociais você precisa estar mais presente porque o seu consumidor (e potencial consumidor) está lá.

Além disso tudo, ter um perfil da sua marca em redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, ajuda muito na divulgação dela por meio desses canais e especialmente na interação com o público, pois elas são muito mais fluidas do que outros canais, como o e-mail ou um chat online do seu site.

Você pode, inclusive, utilizar essas redes sociais impulsionar novidades no seu site e posts do seu blog, atraindo ainda mais pessoas que talvez demorassem mais tempo para conhecer o seu negócio se você não estivesse presente nesses canais de comunicação. Contudo, é necessário se dedicar a essa parte da sua estratégia para que ela seja eficiente e gere retorno positivo, senão o efeito pode ser inverso.

Certifique-se de que você vai conseguir atender o cliente de forma rápida por meio desses canais, de criar postagens relevantes e que despertem o interesse do usuário em conhecer mais sobre a sua marca e os seus produtos e leve em consideração tudo o que o cliente falar sobre você para manter o que é positivo e melhorar aspectos que ainda não estão 100% no seu negócio.

Com essas pequenas ações, você vai sentir um grande impacto no aumento das suas vendas e na construção da autoridade da sua marca no mercado, conseguindo assim alcançar o seu objetivo de fazer o seu e-commerce crescer e se tornar uma referência dentro do seu nicho de atuação, o que é o sonho de qualquer empreendedor digital!

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