Blog

Betalabs

O que são os testes A/B e por que fazê-los?

Rate this post

TESTES_AB

Como sabemos, existem algumas práticas e técnicas recomendadas por profissionais de e-commerce para auxiliar seu negócio a encontrar sua melhor abordagem e alcançar a conversão. Uma das opções mais conhecidas e eficientes são os testes A/B, uma técnica de mensuração de funções para o comércio digital, que compara resultados e apresenta a melhor alternativa.

Como funcionam os testes A/B?

O teste consiste em criar duas versões para uma determinada página, aplicando as modificações que se deseja testar em uma delas, e direcionar 50% do tráfego para cada uma. Ao final do teste, analisa-se qual das duas obteve as melhores taxas. Dessa forma, é possível metrificar os resultados afim de proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor, ao mesmo tempo que você melhora seus índices de conversão.

Quanto às modificações, elas podem variar desde uma cor de botão a uma ferramenta completa de checkout. Muitas pessoas erram ao achar que que apenas grandes mudanças são capazes de gerar uma melhora significativa na taxa de conversão. Na maioria das vezes, alterações sutis, como a disposição ou até mesmo a cor de um elemento, são capazes de gerar aumentos significativos. Entraremos em detalhes sobre que elementos podem ser testados daqui a pouco.

Por que o teste é eficiente?

Testes A/B são eficientes pois oferecem um feedback real de mercado, mensurado com precisão e baseado em estatísticas do seu próprio site. Isso elimina a necessidade de fazer suposições e permite que você tome decisões baseadas em números, diminuindo a chance da sua decisão resultar em falhas no futuro.

Em termos de competitividade e concorrência, a usabilidade e experiência do usuário do e-commerce pode ser o melhor diferencial para a sua marca.

Como fazer um teste A/B?

Os testes A/B podem ser realizados em landing pages, calls-to-action e até em campanhas de e-mail marking.

A primeira dica ao realizar testes A/B é: nunca teste mais de um elemento por vez, já que dessa forma fica quase impossível determinar qual funcionalidade foi responsável pelo resultado.

Veja a seguir alguns itens que costumam alterar positivamente os resultados de conversão em uma página.

Headline (título) da página

Você pode variar o tamanho, a cor e, claro, a abordagem utilizada. O conteúdo e a linguagem do texto fazem muita diferença.

Botões call-to-action

Os botões de chamada para a ação são peças fundamentais para a conversão. Você pode testá-los alterando seu texto, cor, tamanho ou posicionamento.

Imagens e vídeos

O que converte mais: uma galeria de imagens ou uma única em destaque? Um produto em um fundo branco ou em uso? Cada negócio possui suas peculiaridades. Portanto, quando tratamos do conteúdo visual, o ideal é fazer o teste para ver o que funciona melhor com o seu público.

Descrição do produto

Descreva seus produtos utilizando a linguagem que melhor conversa com seu público. Caso seu negócio permita, experimente usar uma abordagem bem humorada.

Diagramação

As opções de diagramação e layout são inúmeras, principalmente quando se deseja aplicar testes A/B em landing pages. Experimente alternar o alinhamento da imagem com o texto, por exemplo.

Cores

As cores devem ser utilizadas com coerência para não prejudicar sua identidade visual. Um breve estudo sobre a psicologia das cores pode ser útil para testar quais cores melhor destacam seu produto ou geram mais cliques em seus botões.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e artigos sobre ERP e plataforma e-commerce

Betalabs Tecnologia - Rua Urussuí 300, 9º andar - Itaim Bibi - CEP: 04542-051 - São Paulo - SP
Conheça a Plataforma Betalabs - Melhor E-commerce e ERP do MercadoQuero Vender Mais >>
+
×

Temos um presente para você!

Receba gratuitamente nosso curso online "Rasgando o Manual" e aprenda o que você precisa sobre gestão de e-commerce!

  • Prático e com exemplos reais
  • Estruturado com foco em resultados e rentabilidade