O que você precisa saber para integrar varejo físico e online

ilustração da integração do varejo físico e online

VAREJO_FISICO_ONLINE

Uma das tendências do varejo hoje é a integração entre os ambientes online e offline, ou seja, entre as lojas virtuais e as físicas. Cada vez mais, a visão de que ambas devem ser iniciativas paralelas, ainda que pertençam a uma mesma empresa, está mudando.

O próprio consumidor não faz distinção entre elas. Conforme abordado anteriormente, os clientes de hoje são multiplataforma e buscam informações em diversos canais de comunicação antes de realizar uma compra, o que cria a necessidade de uma abordagem OmniChannel.

Por esse motivo, grande parte das empresas estão buscando unificar o varejo on e offline, integrando a loja física com a virtual e vice-versa, afim de melhor atender às novas demandas do público consumidor.

Mas quais as vantagens em integrar todos os canais de venda?
Para o lojista

As principais vantagens para o lojista são a possibilidade de alcançar novos clientes e proporcionar a eles uma melhor experiência de compra, tão valorizada nos dias de hoje.

Ao utilizar o e-commerce como uma expansão de sua loja física, você aumenta sua presença e consequentemente o seu volume de vendas.

Para o consumidor

As vantagens para o consumidor final são muitas. Uma das principais é a possibilidade de realizar uma compra através do e-commerce e retirar o produto na loja física mais próxima a ele, eliminando o custo do frete e diminuindo o tempo de espera pela entrega. Esse caso, por exemplo, é uma ótima oportunidade para que o varejista possa estreitar o relacionamento com o seu cliente, oferecendo-lhe também uma melhor experiência e aumentando a sua satisfação.

Se você ainda não viu motivos para integrar a sua loja física a um e-commerce, vamos listar aqui alguns:
Os clientes buscam online

Como já falamos no início do post, o público consumidor está cada vez mais procurando informações online sobre um produto antes de comprá-lo. Segundo uma pesquisa feita pelo Google, 74% dos consumidores pesquisam na internet enquanto estão decidindo comprar na loja física. No meio do caminho, o consumidor pode acabar optando por comprar online, e isso afeta diretamente no seu faturamento.

Loja disponível a qualquer momento

No ambiente físico, a sua loja possui um horário de abertura e fechamento, certo? Já no e-commerce, ela fica aberta 24h por dia, possibilitando ao cliente comprar no horário que ele deseja, incluindo fins de semana e feriados.

Alcance e escala

Expandindo seu negócio para o ambiente online, você expande também o seu raio de alcance, tendo a possibilidade de realizar vendas para locais em que você não possui lojas físicas – desde um bairro mais distante até outros estados! Dessa forma, sua loja consegue abranger um público maior, impactando positivamente em seu faturamento.
  

A plataforma Betalabs conta com ERP nativo para vendas diretas via PDV para projetos personalizados. Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato conosco!

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Plataforma Ecommerce
Betalabs - Plataforma Ecommerce

Betalabs - Plataforma Ecommerce

Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão ERP Online para que você tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte flexível de funcionalidades.

Plataforma Ecommerce

Um comentário em “O que você precisa saber para integrar varejo físico e online

  • 22/03/2020 em 14:26
    Permalink

    interessante.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos sobre E-commerce