Os desafios enfrentados pelos clubes de assinatura

Os-desafios-enfrentados-pelos-clubes-de-assinatura

Os clubes de assinatura têm mostrado um enorme crescimento dentro da nossa economia. Nos últimos 4 anos, o número de empresas que trabalham com esse serviço quadruplicou e esse mercado movimenta 1 bilhão de reais por ano, só aqui no Brasil.

Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios é bem parecido com aquele sistema antigo de assinatura de revistas e jornais, mas o diferencial está nos produtos que os clubes de assinatura oferecem atualmente. Os livros lideram, mas é possível encontrar artigos como vinhos, cervejas, produtos de beleza e de higiene pessoal, comida saudável, itens de decoração, entre outros.

Esses clubes de assinatura funcionam de uma maneira bem simples: são lugares onde os clientes pagam um valor mensal para receberem regularmente determinados produtos. Não parece ser nada demais, mas o ponto crucial dos clubes de assinatura para a empresa é que eles acabam garantindo uma base de clientes recorrentes, ou seja, uma receita recorrente.

Como manter isso?

É preciso ter bastante criatividade para fazer com que esses clientes continuem sendo assinantes do seu negócio e esse é um dos principais desafios que os clubes de assinatura enfrentam para continuar crescendo e aumentando o número de clientes.

uma imagem sobre clubes de assinatura

É preciso trabalhar de uma forma que seja possível fidelizar essas pessoas para que elas vejam valor naquilo que você entrega em troca dessa assinatura (mensal, trimestral, semestral ou anual) e assim não abandonem o clube e, consequentemente, não comprometam a recorrência mensal do seu negócio.

Uma das formas de mostrar aos seus assinantes que há benefícios reais em fazer parte do seu clube de assinatura é abrir a sua loja virtual para que qualquer pessoa possa comprar, mas apenas os associados ao clube de assinaturas vão ter preços diferenciados e promoções exclusivas, o que vai despertar um interesse nas pessoas em fazer parte do seu clube ou continuar permanecendo como assinantes dele.

Além da questão da recorrência, é preciso ter um controle extremamente rígido dos pagamentos dos assinantes para que você possa monitorar a quantidade de inadimplentes e resolver essa situação, ter uma logística bem estruturada, um planejamento de estoque meticuloso, custos bem estabelecidos para a operação do seu site e um investimento baixo para conseguir novos assinantes para o seu clube de assinatura.

Todos esses fatores acabam sendo desafios a serem superados porque quem decide seguir esse caminho e, se não forem bem administrados, podem ser predominantes para o desequilíbrio do seu negócio. Porém, se o empreendedor tiver o cuidado de pensar nas melhores estratégias para o seu clube de assinatura, ele tem tudo para dar certo porque esse mercado continua sendo extremamente promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.