Os desafios enfrentados pelos clubes de assinatura

imagem da superação dos desafios dos clubes de assinaturas

Os clubes de assinatura têm mostrado um enorme crescimento dentro da nossa economia. Nos últimos 4 anos, o número de empresas que trabalham com esse serviço quadruplicou e esse mercado movimenta 1 bilhão de reais por ano, só aqui no Brasil.

Apesar de parecer uma novidade, esse modelo de negócios é bem parecido com aquele sistema antigo de assinatura de revistas e jornais, mas o diferencial está nos produtos que os clubes de assinatura oferecem atualmente. Os livros lideram, mas é possível encontrar artigos como vinhos, cervejas, produtos de beleza e de higiene pessoal, comida saudável, itens de decoração, entre outros.

Esses clubes de assinatura funcionam de uma maneira bem simples: são lugares onde os clientes pagam um valor mensal para receberem regularmente determinados produtos. Não parece ser nada demais, mas o ponto crucial dos clubes de assinatura para a empresa é que eles acabam garantindo uma base de clientes recorrentes, ou seja, uma receita recorrente.

Como manter isso?

É preciso ter bastante criatividade para fazer com que esses clientes continuem sendo assinantes do seu negócio e esse é um dos principais desafios que os clubes de assinatura enfrentam para continuar crescendo e aumentando o número de clientes.

uma imagem sobre clubes de assinatura

É preciso trabalhar de uma forma que seja possível fidelizar essas pessoas para que elas vejam valor naquilo que você entrega em troca dessa assinatura (mensal, trimestral, semestral ou anual) e assim não abandonem o clube e, consequentemente, não comprometam a recorrência mensal do seu negócio.

Uma das formas de mostrar aos seus assinantes que há benefícios reais em fazer parte do seu clube de assinatura é abrir a sua loja virtual para que qualquer pessoa possa comprar, mas apenas os associados ao clube de assinaturas vão ter preços diferenciados e promoções exclusivas, o que vai despertar um interesse nas pessoas em fazer parte do seu clube ou continuar permanecendo como assinantes dele.

Além da questão da recorrência, é preciso ter um controle extremamente rígido dos pagamentos dos assinantes para que você possa monitorar a quantidade de inadimplentes e resolver essa situação, ter uma logística bem estruturada, um planejamento de estoque meticuloso, custos bem estabelecidos para a operação do seu site e um investimento baixo para conseguir novos assinantes para o seu clube de assinatura.

Todos esses fatores acabam sendo desafios a serem superados porque quem decide seguir esse caminho e, se não forem bem administrados, podem ser predominantes para o desequilíbrio do seu negócio. Porém, se o empreendedor tiver o cuidado de pensar nas melhores estratégias para o seu clube de assinatura, ele tem tudo para dar certo porque esse mercado continua sendo extremamente promissor.

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

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