Por que a sua marca deve ter um clube de assinaturas?

Por que a sua marca deve ter um clube de assinaturas?

O perfil do consumidor atualmente requer que as empresas sempre estejam pensando em maneiras de inovar para oferecer experiências cada vez melhores e mais exclusivas para os seus clientes, e se tratando do mercado digital (que é extremamente competitivo), essa demanda é ainda mais perceptível.

Por essa razão, diversos segmentos viram nos clubes de assinatura uma maneira de inovar e se destacar da concorrência dentro do mercado digital, oferecendo ao consumidor uma experiência de compra diferenciada (e que vale a pena para o usuário por oferecer um custo de aquisição acessível) e que resulta em uma forma eficiente de fidelizar aquele cliente esporádico e ainda atrair mais consumidores.

Isso acontece porque, apesar do conceito do clube de assinaturas não ser tão novo assim, o mundo digital fez com que ele se adaptasse e se tornasse um modelo de venda bastante versátil, útil e prático para o consumidor.

Não por acaso, diversos nichos adotaram o clube de assinatura como um diferencial na hora de oferecer seus produtos e passaram a pensar em formas de tornar o clube de assinaturas cada vez mais funcional para o cliente, de modo que ele sempre queira renovar a assinatura de produtos para continuar recebendo aqueles produtos todo mês, por exemplo.

Portanto, se você estiver procurando formas de se destacar dentro do seu nicho de mercado ou de aumentar a receita recorrente da sua empresa, um clube de assinaturas pode ser uma alternativa muito interessante para você, independentemente da sua área de atuação e, no post de hoje aqui do blog da Beta Labs, você vai ver o porquê.

Razões para montar um clube de assinatura

Além da receita recorrente que o seu negócio vai receber dos assinantes e de um aumento na possibilidade de fidelização dos seus clientes, os clubes de assinatura oferecem outras vantagens tanto para o consumidor quanto para a empresa.

Comodidade

No que toca o consumidor, os clubes de assinatura proporcionam muito mais comodidade, uma vez que o clube de assinaturas funciona da seguinte forma: a empresa disponibiliza alguns planos (que podem ser fechados ou personalizáveis) por diferentes preços de mensalidade, o cliente assina o pacote que preferir, e dentro de uma certa periodicidade (quinzenal, mensal, semestral, etc.) ele recebe em casa os produtos referentes ao plano adquirido.

Isso quer dizer que o consumidor não precisa se preocupar em entrar no site para escolher cada um dos produtos do pacote de maneira independente sempre que quiser consumir aqueles itens. Além do mais, quem monta esses pacotes está analisando o tempo todo o perfil de cada assinante para poder oferecer novidades e experiências que o consumidor nem imaginava experimentar, mas que de acordo com os gostos dele, provavelmente serão muito interessantes e isso gera ainda mais satisfação do cliente com a sua empresa e maior identificação com a sua marca.

Preços atrativos

Para além da questão da comodidade, os clubes de assinatura costumam oferecer preços extremamente atrativos para esses pacotes, ou descontos e ofertas exclusivas nos produtos do site para os assinantes. Isso também funciona como um jeito de despertar o interesse do consumidor e ele queira experimentar o clube de assinaturas da sua loja.

A partir daí você pode trabalhar diferentes maneiras de fazer com que essa pessoa queira permanecer como um assinante, e mensalidades acessíveis aliadas à comodidade que um clube de assinaturas proporciona para o consumidor são fatores-chave para que você consiga fidelizar esse cliente.

Mais facilidade no controle de estoque

Já no que diz respeito à empresa, o clube de assinaturas consegue gerir melhor o estoque da empresa. Uma vez que você já sabe quantas pessoas vão receber aquele produto em uma periodicidade específica, é possível controlar o estoque de maneira mais eficiente e, de quebra, também dá para calcular mais precisamente a previsibilidade dos lucros da sua empresa.

Qual tipo de e-commerce pode ter um clube de assinaturas?

O crescimento desse mercado vem mostrando que diversos segmentos podem incorporar o modelo de vendas do clube de assinaturas aos seus negócios. Desde bebidas alcoólicas como vinhos e cervejas artesanais até produtos para pet shop ou artigos de beleza, como cosméticos em geral, os clubes de assinatura, de fato, são uma tendência no mercado brasileiro e mundial.

Separamos alguns exemplos de clubes de assinatura dos mais variados nichos para ilustrar essa afirmação. Vejamos a seguir:

  • FORA DA CAIXOLA

É um clube de assinatura mensal de produtos da Faber Castell, que tem como foco o desenvolvimento da criatividade infantil. São disponibilizados três tipos diferentes de planos (com preços que variam entre R$59,90 e R$69,90 por mês), cujos kits são entregues da seguinte forma: frete grátis + prazo de 20 a 25 dias na primeira entrega e, a partir do segundo kit, com uma periodicidade mensal.

  • BOXVIVA

O Boxviva é um clube de assinaturas que oferta diversos produtos saudáveis nas suas caixinhas, que são disponibilizadas em dois tamanhos e preços diferentes (que variam entre R$59,90 e R$79,90 por mês). No plano mais barato, a caixa contém de 8 a 12 produtos, enquanto que no plano mais caro, a caixa contém de 12 a 18 produtos, e independentemente do pacote escolhido, as caixas são entregues mensalmente para o assinante.

  • CLUBE DO LIVRO ONLINE

O modelo de clube de assinaturas de livros é um dos que mais se destaca dentro desse mercado, e no Clube do Livro Online, por uma mensalidade de R$49,90 por mês, o assinante tem acesso a diversos títulos para poder escolher o que mais gostar e receber o livro em casa sem nenhum custo além da assinatura do clube.

  • DETOX MARKET

Também no segmento de alimentação saudável, mas com uma outra proposta de produtos, o Detox Market oferece planos diferenciados para os mais variados objetivos e perfis do assinante, que está em busca de uma alimentação mais saudável para resultados estéticos e de qualidade de vida. Os produtos que fazem parte do Detox Market vão desde sucos até sopas detox, e o assinante pode escolher o plano que achar mais interessante para o seu objetivo.

  • MEN’S MARKET

Engana-se quem acha que cuidados estéticos e com a pele são área de interesse exclusivo das mulheres! O Men’s Market é um e-commerce destinado ao público masculino e oferece produtos para cabelo, barba, corpo, banho e perfumes, por exemplo. No clube de assinaturas do Men’s Market, o cliente assina um pacote semestral (que pode ser parcelado sem juros) e usufrui de benefícios como caixas com produtos exclusivos, frete grátis, descontos nos produtos do site e atendimento personalizado.

Como podemos ver, diversos segmentos completamente diferentes uns dos outros conseguem oferecer clubes de assinaturas atrativos e interessantes para o seu público-alvo. Então, se você ainda não incorporou essa tendência para o seu modelo de negócio, já está mais do que na hora de pensar no clube de assinatura como uma maneira de fazer o seu negócio crescer!

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