Principais diferenças entre e-commerces e marketplaces

Principais diferenças entre e-commerces e marketplaces

Para entender as principais diferenças entre e-commerce e marketplace, é preciso entender a funcionalidade de cada um antes. O e-commerce nada mais é do que uma loja virtual onde uma determinada empresa comercializa os seus próprios produtos.

o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa na qual diversos outros lojistas podem utilizar para vender seus produtos. De maneira prática, funciona como uma grande vitrine de um shopping virtual. Pela própria definição, já podemos perceber que os dois têm propostas diferentes, mas essas diferenças vão além e mostram que um acaba complementando o outro de certa forma.

uma imagem sobre ecommerce

Para que uma loja consiga vender, ela precisa que os clientes cheguem até ela. Sem visibilidade, não há vendas e sem vendas, não há receitas. Alcançar essa visibilidade requer grande investimento em divulgação e em estratégias de marketing digital, principalmente quando falamos de um e-commerce que está começando, e mesmo com investimento em marketing, vai levar um tempo para que o e-commerce comece a ganhar destaque e a se consolidar no mercado como uma boa marca.

Enquanto isso, os marketplaces já possuem essa visibilidade no mercado. Plataformas como o Submarino.com, Americanas.com e Walmart.com recebem mensalmente milhões de visualizações de página de pessoas que estão interessadas em comprar o que está sendo exposto ali. Isso acontece porque os usuários confiam nesses marketplaces e na qualidade dos produtos que eles disponibilizam, enquanto que um e-commerce precisa construir essa relação de confiança do zero.

Além de ter um impacto extremamente positivo em relação a visibilidade e credibilidade da sua marca junto aos clientes, o marketplace não requer muito investimento em marketing e não apresenta altos custos de TI (voltados para hospedagem e desenvolvimento do site, por exemplo), ao contrário do e-commerce, conforme falamos anteriormente. Essa parte do negócio fica sob responsabilidade da empresa que gerencia o marketplace onde você expõe os seus produtos.

uma imagem sobre marketplace

Nos marketplaces, também é possível aumentar consideravelmente a escalabilidade do seu negócio, já que se você aumentar seu portfólio, é extremamente fácil mostrar esses novos produtos aos usuários.

Em relação aos clientes, a experiência de compra nos marketplaces é muito mais prática, já que lá o usuário consegue ter acesso a uma enorme variedade de produtos em um só lugar, sem precisar migrar de site em site, e ainda consegue efetuar um só pagamento, mesmo que compre em diferentes e-commerces.

Entretanto, em termos de fidelização e experiência, os e-commerces são mais vantajosos, pois eles oferecem diversas ferramentas para que o lojista tenha condições de desenhar uma experiência mais completa para o cliente. Ela também consegue coletar mais dados do cliente para trabalhar o marketing e conseguir agregar valor à experiência do usuário ao optar por comprar o seu produto.

Portanto, se você está pensando em montar um e-commerce ou se já possui um, mas acha que não está tendo o retorno esperado, vincular a sua loja online a um marketplace pode ser a melhor alternativa para que você aumente o seu faturamento e potencialize a sua lucratividade. Logo, se o seu e-commerce estiver integrado a um marketplace, você poderá usufruir de todos esses benefícios.

uma imagem sobre loja virtual

Conforme foi dito no início do texto, essas diferenças entre e-commerce e marketplace são complementares e por isso é fundamental que o lojista trabalhe com as duas frentes, pois assim a probabilidade do negócio crescer tanto em visibilidade quanto em experiência para o usuário é muito maior.

Sendo assim, é extremamente importante que você escolha uma plataforma de e-commerce que ofereça essa funcionalidade de integração com marketplaces para que você consiga alcançar mais clientes e, consecutivamente, aumente a visibilidade da sua marca e a sua receita.

A Plataforma Betalabs possui essa funcionalidade e, além disso, ela consegue cuidar de todos os processos de gestão necessários para que essa integração seja feita da melhor maneira possível. Clique aqui para conhecer mais sobre ela.

Principais diferenças entre e-commerces e marketplaces
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escreva e dê Enter para pesquisar

Shopping Cart

O MAPA DO OURO DO E-COMMERCE

 

O Passo a passo para começar até conseguir um e-commerce de sucesso

 

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Sucesso! Enviamos um e-mail para você confirmar antes de receber o material.