Blog

Betalabs

Rasgando o Manual: Não seja um startupeiro mamão!

Rasgando o Manual: Não seja um startupeiro mamão!
5 (100%) 1 vote

mamaofbpostFechado

Série Rasgando o Manual

A Betalabs é uma empresa que se orgulha por ser definida por três simples palavras: Tecnologia, Meritocracia  e Austeridade. Nós acreditamos que uma operação sólida, lucrativa e baseada em um time de ponta são a chave para o crescimento sustentável de um negócio.

Pensando em difundir nossa visão sobre empreendedorismo faremos uma série de posts com o tema “Rasgando Manual”. Vale lembrar que essa é a nossa visão (que funciona pra gente) e não uma verdade universal.

Não seja um startupeiro Mamão, trabalhe duro!

Além de provedores de solulções ERP e e-commerce a Betalabs também é uma empresa de desenvolvimento de software. Nesses anos de operação já nos deparamos várias vezes com o startupeiro mamão, aquele sujeito que acredita que apenas uma ideia seja o suficiente  pra deixar uma pessoa rica.

Esse sujeito é aquele que tem uma ideia, faz um CANVAS, faz um CARTÃO DE CEO, procura um INVESTIDOR ANJO, monta um BELO E INFORMAL ESCRITÓRIO COM VIDEO-GAME, desenvolve um MVP, se não der certo PIVOTA e quando dá errado vira EMPREENDEDOR EM SÉRIE.

bingo-startupeiro

Criar uma empresa não significa ter uma ideia, montar um time, fazer um protótipo e conseguir investimento. É tirar a prova, dia após dia, numericamente, que a estratégia está se convertendo em vendas e que o negócio é escalável, ou seja, que os custos não crescem na mesma proporção do faturamento. Sempre nos perguntamos se esse indivíduo com cartão de CEO sabe o que a sigla chief executive officer significa, afinal imaginamos  que ele não disponha de um conselho de administração para responder e nem executivos para gerir.

O papel social de uma empresa é dar lucro, empresas que não geram caixa não sobrevivem. Vale lembrar que mesmo aporte de capital feito por anjos e investidores é finito e garantem somente um breve período de respiração. Empresas que, por sua vez, são lucrativas podem investir, contratar e inovar, garantindo assim um ciclo sustentável de crescimento. No nosso caso, por exemplo, o crescimento da empresa foi sustentado pela própria operação, batalhamos negócio a negócio e chegamos a vender produtos totalmente sob medida para gerar receita e fazer a empresa crescer com velocidade.

Na nossa visão o modelo baseado  em uma simples ideia é muito falho, isso porque nele o empreendedor começa a fazer a gestão baseada em uma ideia abstrata sem olhar efetivamente pro mercado. Nesse modelo o gestor só vai olhar pro consumidor potencial quando colocar o produto à venda.  Além disso, você acaba medindo o sucesso da sua empresa pela evolução do seu protótipo e não pela aceitação do mercado.  A realidade é que pode ser que ninguém compre sua ideia.

A Betalabs foi lucrativa desde seu primeiro mês de vida, todos os seus recursos foram reinvestidos no negócio em pessoas e ativos que gerassem resultados. Não existe nada desnecessário na nossa estrutura, temos um escritório funcional e sem luxo, isso nos ajuda a  lembrar sempre que ainda estamos longe do sucesso.

O nosso conselho para quem quer começar um negócio com essas características é ter uma planilha de orçamento planejando o volume de venda e os custos, baseando-se sempre no mercado e não nas perspectivas do empreendedor. Na sequência o foco deve ser a execução desse plano de maneira disciplinada, é preciso manter-se dentro do custo orçado e garantir que as vendas aconteçam, não será uma tarefa fácil.

Artigos relacionados

3 comentários em “Rasgando o Manual: Não seja um startupeiro mamão!”

  1. Exato! Ótimo texto! Como diria um dos nossos sócios… “Qualidade de trabalho não supera quantidade de trabalho”, e status, mídia ou qualquer coisa do tipo que não gere mais venda ao negócio inicial, é desperdício de recurso (tempo, foco, dinheiro…) em uma etapa tão delicada de start.
    O boom de startups é válido para o Brasil e geração, mas vamos combinar… Espuma não é cerveja!
    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e artigos sobre ERP e plataforma e-commerce

Betalabs Tecnologia - Rua Urussuí 300, 9º andar - Itaim Bibi - CEP: 04542-051 - São Paulo - SP
Conheça a Plataforma Betalabs - Melhor E-commerce e ERP do MercadoQuero Vender Mais >>
+