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Aprenda a motivar a sua equipe

Aprenda a motivar a sua equipe

O papel de um bom líder é essencial para o sucesso de qualquer organização, mas ser um líder dentro de uma empresa não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso saber equilibrar a capacidade de gerir o coletivo sem perder a sensibilidade para compreender o que motiva cada colaborador de maneira individual, e esse é um desafio diário para todo líder.

Se você perceber que a sua equipe está desmotivada, a sua tarefa n° 1 precisa ser corrigir essa situação. Para isso, é preciso entender que a desmotivação da equipe, na verdade, é um reflexo dos reais problemas que estão acontecendo no seu negócio e que você deve prestar atenção e solucionar.

Existem algumas causas recorrentes que resultam na desmotivação dos colaboradores, e no post de hoje aqui do blog, nós trouxemos algumas para que você possa ser capaz de identificar essa situação e corrigi-la o quanto antes.

Processos mal definidos

Ter processos mal definidos, além de desorganização, produzem retrabalho, ou seja, a energia que seria gasta em outras tarefas realmente importantes acaba sendo alocada para reorganizar esses processos.

Logo, se você notar que esse retrabalho é constante, será necessário modelar esses processos que não estão se mostrando eficientes por não canalizar energias e esforços para as coisas certas para que a sua equipe consiga realmente mostrar resultados e a partir disso fique mais motivada.

Avalie os processos da sua empresa e procure sempre melhora-los e moderniza-los para que a sua equipe não acabe se desmotivando por conta dessa questão, e caso você não tenha autonomia para reavaliar esse ponto, leve a situação para os seus superiores para que ela possa ser resolvida da melhor maneira possível para a empresa.

Pessoas alocadas em lugares errados

Um bom líder precisa saber identificar o perfil de cada colaborador para colocá-lo na função correta dentro da equipe. É muito comum encontrarmos pessoas com talento para a função X realizando atividades Y, e isso pode acabar gerando um resultado negativo para o profissional de maneira injusta, uma vez que ele só está naquela função porque assim foi designado.

Dessa forma, o colaborador se frustra e a empresa também perde com isso porque ele não consegue gerar o resultado que poderia se estivesse realizando outra função, então é essencial avaliar o perfil do profissional para aloca-lo em uma tarefa que seja apropriada para ele.

Liderança ruim

Muitas vezes, o que acaba gerando essa desmotivação em uma equipe é o próprio líder. Fatores como a falta de comunicação e de autocrítica podem acabar prejudicando todo o desempenho dos colaboradores subordinados àquele profissional.

Um clima de cumplicidade e de abertura entre a chefia e a equipe é essencial para um bom rendimento dos profissionais e, consequentemente, para o sucesso da empresa. Portanto, um bom líder precisa saber como se aproximar dos colaboradores para conquistar o respeito e a admiração deles para que eles possam trabalhar juntos e unidos.

Se esses problemas são detectados dentro da sua equipe, é seu papel enquanto líder e gestor procurar soluções para eles. Repensar processos que não estão se mostrando eficientes, fazer autoanálises críticas para entender se a sua função está ajudando ou atrapalhando a produtividade do seu time, observar atentamente o perfil de cada colaborador e comparar se a função que ele está desempenhando está adequada com as características que ele possui são passos essenciais para a melhora da motivação dentro da sua equipe, então procure estar sempre ligado nos sinais que os profissionais estão dando.

Investir na capacitação deles ou até mesmo em melhorias tecnológicas para a empresas, inclusive, podem melhorar a produtividade dos profissionais, então avalie também o seu modelo de negócio e o que pode ser melhorado nele.

Vale ressaltar que um líder e um chefe são funções diferentes. É preciso ter pulso firme e autoridade enquanto líder, mas ser visto como o carrasco dos colaboradores não vai ajudar na questão da motivação do profissional, então tente sempre estreitar as relações com a sua equipe para que ela trabalhe motivada e em uma mesma direção. Assim, a empresa se beneficia como um todo.

Todas as pessoas dentro de uma empresa são parte de uma engrenagem que precisa funcionar perfeitamente para que ela continue a crescer e ganhe cada vez mais competitividade dentro do setor no qual atua, e esse bom funcionamento passa pelas mãos das lideranças da organização. São essas pessoas as responsáveis pela motivação de quem faz tudo acontecer, então essa é uma função extremamente importante para o sucesso da empresa.

Logo, é fundamental que o líder realmente saiba como motivar sua equipe e aprenda a detectar os possíveis problemas que podem vir a prejudicar a organização. Preste atenção a esses detalhes e aos seus colaboradores para que você, enquanto um bom líder, gere os resultados esperados de você por parte da empresa.

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