Guia para Migração de Plataforma Ecommerce

Sua loja online atual trabalha com uma plataforma que não satisfaz as necessidades do seu negócio? Então este Guia de Migração E-commerce foi feito para você!

1- Por que você quer migrar de plataforma ecommerce?

Antes de explicamos as vantagens da migração de plataforma, é importante que você identifique quais motivos o estão levando a desejar usar outra plataforma

Pense nas questões acima para conhecer, de fato, os motivos que o estimulam a buscar a migração de plataforma de e-commerce. Assim que tiver em mente as razões que justificam a troca de plataforma, tudo se torna mais fácil, inclusive pesquisar uma nova plataforma repleta de recursos e funcionalidades.  

Além disso, cabe ressaltar que a migração realmente efetiva é aquela que oferece mais benefícios do que desvantagens. Portanto, vale conhecer a plataforma Betalabs! 

2- Checklist antes da migração completa

Preparamos este passo-a-passo para te auxiliar a executar a migração de plataforma de comércio eletrônico sem riscos de perdas de dados e informações cruciais para o seu negócio online:

Backup Geral

Acione sua equipe técnica para executar um backup geral de todos os dados e informações contidas na plataforma atual aproveitada pela sua loja online. O backup precisa incluir, então: 

Estrutura das categorias do site e dos produtos: o que muda?

Esta é uma decisão que você precisa tomar antes de efetuar a migração completa para a plataforma Betalabs. Seu e-commerce atual conta com categorias de produtos já definidas, que geram URLs.

Então, faça o planejamento de migração considerando se mantém as categorias e URLs atuais. Ou se muda a estrutura atual para uma nova estruturando, renomeando as categorias de produtos. Isso certamente vai impactar as novas URLs, sendo necessário criar redirecionamentos.

*Portanto, atenção ao redirecionamento das urls que mudaram! 

5/5

Sabemos que uma boa plataforma é algo primordial para empresas alcançarem sucesso no ambiente online. Tenho certeza que escolhemos um excelente parceiro nesse sentido, que traz segurança, facilidade operacional e agilidade no suporte para a Vinhos de Bicicleta. Parabéns equipe Betalabs, vocês são feras. Cheers!

Rodrigo Ferraz, Sócio fundador | Vinhos de Bicicleta

3- Faça testes na homologação

Já com a migração em andamento, mas ainda não totalmente finalizada, é o momento de colocar os testes de homologação. Entre os testes mais importantes estão:

Cadastro de clientes

Tente fazer o cadastro na plataforma como se fosse um usuário tentando fazer login no momento da compra. Esse é um passo certamente relevante para a sua loja online e para a migração. 

Qualquer problema apresentado no formulário de cadastro pode provocar a desistência de compra e o abandono de carrinho. Além disso, afeta a imagem da sua marca perante o consumidor e fará com que o cliente procure o produto na loja online concorrente

Email automático

Envio um e-mail para o seu próprio endereço eletrônico ou para o endereço eletrônico de alguém da equipe de migração. Se a mensagem chegar corretamente, está tudo certo. Mas se você identificar o não recebimento da mensagem, então faça os ajustes técnicos necessários.

Configuração de pagamentos

Sem dúvida, uma das tarefas fundamentais no processo de migração de ecommerce. O sistema de pagamento não deve apresentar nenhum erro ou falha, de modo a não desqualificar a imagem do seu comércio eletrônico.

Sendo assim, realize testes de pagamento, teste a segurança na nova plataforma escolhida e execute os ajustes necessários para pagamentos com boleto, cartão e outros meios de pagamento.

Navegabilidade do site

Mais um ponto a ser prioridade na migração. Então, depois de inserir todas as informações e cadastros de produtos, textos e imagens, confirme se a navegabilidade do site está rápida.  Afinal, a experiência do usuário é muito importante para a conversão de vendas. 

Conheça nossa Plataforma Ecommerce Betalabs

Migre já sua loja online para a Betalabs e impulsione as suas vendas online!

4- Qual o melhor dia para a migração de commerce?

Com muita experiência nesse assunto, indicamos que você faça a migração da sua loja online para a plataforma Betalab sempre no início da semana, quando o volume de visitas online é menor em comparação com os finais de semana. Além disso, escolhas datas que não sejam relevantes para o seu comércio eletrônico, por exemplo:

Aproveite igualmente os horários de baixo pico de visitas dos consumidores online. O período da madrugada certamente é o mais recomendado por gerar baixo impacto durante a migração.

Pause as campanhas de anúncios pagos durante o dia programado para migração

Tem campanhas de anúncios pagos ativos com redirecionamento para a sua loja atual? Lembre-se de pausar as campanhas de anúncios no Google Ads. 

E, assim que retomar as campanhas, será preciso reconfigurar os links patrocinados com as novas URLs de redirecionamento.

Configure as ferramentas de marketing digital para análise de campanha

As ferramentas abaixo permitem avaliar inúmeras estatísticas, por exemplo, o número de visitas por dia, por mês ou por período. Além disso, auxiliam na análise de conversão de vendas por meio de diferentes canais: Rede Display, Rede de Pesquisa do Google ou redes sociais. 

Por isso, é necessário configurar as seguintes ferramentas antes de completar a migração da plataforma: 

Migre sua loja Online para a Betalabs!

Conheça alguns dos mais de 500 cases de sucesso construídos com a Plataforma Betalabs

Vantagens de migrar para a Betalabs

A Betalabs é uma plataforma e-commerce completa, escalável, segura, com armazenamento em nuvem de dados na AWS e com um poderoso ERP nativo que vai ajudá-lo a vender mais e a gerenciar melhor o seu negócio online!

– Não cobramos percentual de vendas

– Nossa plataforma possui ERP nativo

– Nossa solução permite vendas por assinatura

– Solução totalmente flexível e escalável

Com as funcionalidades da plataforma de e-commerce da Betalabs, ficou muito mais fácil vender mais! Nossa loja virtual apresenta funcionalidades pensadas para otimizar o processo de venda do seu negócio, sendo capazes de se ajustarem ao seu fluxo de negócio, podendo ser integradas a sistemas legados, não sendo necessário recriar o sistema na plataforma, ela se ajusta a você!

Com a utilização da API aberta é possível utilizar as funcionalidades da plataforma e-commerce Betalabs sem precisar se desfazer de seu antigo projeto, se preferir, importe seus dados através de planilhas e se houver alguma dúvida durante o processo contamos com um gerente de Customer Success para garantir que sua experiência ao migrar seu e-commerce para a Betalabs seja prática e eficaz.

Ter um bom layout na sua loja virtual é importante para, entre outros benefícios, trazer credibilidade. Para isso, temos parcerias com agências especializadas em design, além de uma plataforma flexível para que você possa ter um processo de compra otimizado que faça sentido para a sua loja e para os seus consumidores.

Contamos com uma estrutura de distribuição de conteúdo de alta performance com cachê para que o conteúdo do seu site não fique incompleto ou lento, isso garante que seu usuário tenha sempre a melhor navegabilidade. Além disso, nossa estrutura de servidores é escalável, isso evita que seu site fique fora do ar, mesmo nos momentos de alta demanda.

Já imaginou ter o tráfego de grandes varejistas adquirindo seus produtos podendo gerenciar os pedidos da mesma plataforma que a sua loja virtual, de forma unificada e sem pagar a mais por isso? Com a Betalabs você pode.  Possuímos integração com os maiores e mais importantes marketplaces nacionais.

Fique por dentro das novidades sobre Plataforma para Ecommerce