Aprenda o que fazer para diminuir a taxa de abandono do carrinho no seu e-commerce

Aprenda o que fazer para diminuir a taxa de abandono do carrinho no seu e-commerce

No passado, o grande desafio das lojas virtuais era conquistar a confiança do consumidor, que na maioria das vezes hesitava na hora de comprar pela internet por medo de fraudes, por exemplo.

Hoje em dia, de acordo com pesquisa feita pelo IBOPE E-commerce, 85% dos consumidores dão preferência a compra online por conta de fatores como preços mais competitivos, praticidade de comprar sem sair de casa e ampla variedade de produtos, ou seja, esse cenário mudou bastante.

Entretanto, os empreendedores digitais encontram outro desafio na conversão de vendas atualmente: uma alta taxa de abandono dos carrinhos virtuais. De acordo com essa mesma pesquisa, esse número chega a marca de 63%, o que quer dizer que em alguma etapa desse processo de compra não está sendo satisfatória para o consumidor, e mesmo que ele tenha interesse no seu produto, ele acaba desistindo.

Por que isso acontece?

Os motivos por trás dessas desistências normalmente são os mesmos: o valor do frete, o preço do produto, as formas de pagamento pouco flexíveis, o cliente só queria comparar os preços, não estava preparado para concluir a compra ou simplesmente achou melhor esperar um pouco mais.

Sabendo disso, o empreendedor precisa encontrar maneiras de converter o consumidor mesmo com esses pontos que podem acabar atrapalhando o usuário na hora de tomar a decisão de fechar a compra. Para alcançar esse objetivo e diminuir a taxa de abandono do seu carrinho de vendas, separamos duas dicas que vão te ajudar a fazer mais usuários se tornarem clientes da sua loja virtual:

Frete grátis ou múltiplas opções de frete

Muitos consumidores acabam escolhendo uma loja para comprar determinado produto porque ela oferece frete grátis, mesmo que o item em questão seja um pouco mais caro do que no concorrente, mas se essa diferença for menor do que o frete, o consumidor sempre vai preferir o frete grátis.

Por mais que seja complicado arcar com esse custo para atrair mais consumidores, existem algumas maneiras de tornar essa estratégia mais viável. Você pode estabelecer um valor mínimo de compra para oferecer frete grátis (o que pode ajudar no aumento do seu ticket médio), ou então trabalhar com frete grátis por região e, caso realmente seja impraticável trabalhar com frete grátis, você pode oferecer opções de frete com valores diferentes, para que o consumidor possa escolher o que for mais interessante.  

Ofereça ajuda ao consumidor e melhore a experiência do usuário enquanto ele navega pelo seu site

Essa estratégia é fundamental para que você consiga converter aquele visitante que ainda não tem certeza se vai comprar ou não o seu produto. Por isso, é fundamental que a sua loja virtual consiga oferecer uma experiência de compra diferenciada para que o consumidor não desista de navegar pelo seu site.

Invista em melhorias para o seu e-commerce, tanto em navegabilidade quanto em segurança, traga informações de qualidade sobre os seus produtos, utilize imagens em alta resolução, ofereça um atendimento único e variadas opções de pagamento.

Muitas lojas possuem chats que podem tirar as dúvidas do cliente em tempo real, melhorando ainda mais essa experiência. Procure simplificar o cadastro do cliente para que essa parte também não seja burocrática e acabe fazendo o cliente desistir da compra. Dessa forma, você estará usando todas as ferramentas que possui ao seu favor para que a experiência do usuário seja a melhor possível e ele finalize o processo de compra adquirindo o seu produto.

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