Como realizar uma Pesquisa de mercado para alavancar suas vendas online

Pesquisa de Mercado como fazer

Navegue por tópicos!

Ter sucesso com vendas online demanda criatividade, estratégia, planejamento e foco. Além disso, é essencial fazer as escolhas certas, seja da plataforma de e-commerce ou de clube de assinaturas que deseja utilizar para alavancar suas vendas. 

O clube de assinaturas, com modelo de venda recorrente, tem sido a escolha de muitos empreendedores para se destacar da concorrência. 

Mas existem outros recursos que você deve conhecer e aproveitar para seu plano de negócios. A pesquisa de mercado é uma dessas ferramentas e você vai saber como criar uma neste post da Betalabs

O que é uma pesquisa de mercado?

A Pesquisa de mercado, ou estudo de mercado, é um conjunto de técnicas usadas para coletar dados e reunir informações sobre seu público-alvo e sobre sue mercado de atuação.

Assim, é possível compreender mais profundamente o mercado-alvo e todas as suas nuances: oportunidades, riscos, concorrentes, etc. 

As empresas usam essas informações para projetar produtos melhores, melhorar a experiência do usuário e criar uma mensagem de marketing que atrai leads de qualidade, melhorando também as taxas de conversão.

Quais as vantagens de se fazer um estudo de mercado?

A pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a se tornar mais eficiente, aproximando seus negócios de seus clientes com mais rapidez. 

Além disso, o estudo completo, com dados relevantes, permite à sua empresa ser mais competitiva, gerando insights rápidos e poderosos para tomadas de decisão que podem ser grandes diferenciais para sua empresa perante o mercado. 

Dicas para criar uma pesquisa eficiente

Essas pesquisas podem ser enviadas e respondidas por diferentes canais de comunicação. 

Atualmente além dos e-mails, as redes sociais, o Whatsapp e os formulários no site são ótimos canais de comunicação com seu potencial cliente. 

Então, além de definir o público para o qual pretende enviar as pesquisas, defina também:

  • Os canais de comunicação por onde as pesquisas serão remetidas;
  • Defina o número de pessoas entrevistadas (amostra);
  • Estabeleça o objetivo da pesquisa – criação de um novo produto, identificação de como está a imagem de sua empresa no mercado, etc. 
  • Escolha o modelo ou os modelos (combinação de mais 2 ou 3) de pesquisa;
  • Definição de perguntas – perguntas abertas ou múltipla escolha;
  • Execução da pesquisa por meio dos canais selecionados;
  • Levantamento dos dados coletados;
  • Análise das respostas;
  • Planejamento, com base nos dados analisados, dos próximos passos.

Formatos de pesquisa de mercado

Decerto, existem alguns formatos de pesquisa de mercado que você pode se apoiar, sendo eles:

Enquete 

Pode ser feita manualmente ou online, através do Google Forms, por exemplo. São perguntas direcionadas, com campos para preencher (ticar).

Além disso, é um tipo de pesquisa de custo baixo e que não exige muita capacitação de equipes para isso. 

Entrevistas

Esse é o tipo de pesquisa que se observa muito em campanhas políticas. Pode ser feita via online ou presencial, com perguntas que os entrevistados devem responder de forma aberta ou fechada (o entrevistador dá as alternativas). 

Estudos assim certamente vão te auxiliar a conhecer melhor seu segmento, seu público e a construir estratégias de vendas sólidas na internet. 

Então, depois de fazer suas pesquisas, aproveite para criar seu clube de assinaturas e ter um negócio online mais forte e com ótimos resultados de vendas recorrentes! 

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs
Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados