Quais as diferenças entre o modelo de negócios de assinatura e um e-commerce tradicional?

Quais as diferenças entre o modelo de negócios de assinatura e um e-commerce tradicional?

clube_assinaturas_x_ecommerce

Os clubes de assinatura vem ganhando cada vez mais espaço no mercado online e têm muito potencial a ser explorado, mas, para grande parte do público, esse modelo de negócios ainda é uma novidade e as diferenças entre ele e um e-commerce tradicional não são muito claras. Confira, abaixo, as principais características que diferem esses dois modelos de negócios.

1. Um dos problemas enfrentados pelas lojas virtuais é conseguir manter um bom volume de receitas todos os meses. Nos clubes de assinatura, o  pagamento recorrente de mensalidades por parte da base de clientes do clube é uma fonte garantida de capital para a empresa mesmo nos meses mais difíceis para o varejo.

2. A fidelização de clientes deve ser um objetivo em comum em ambos os modelos. Entretanto, em um e-commerce tradicional, o foco do empreendedor é fazer com que o cliente volte a comprar em sua loja, enquanto no modelo de assinaturas é fazer com que o assinante continue com a assinatura, apesar dos obstáculos que podem surgir pela frente: problemas na cobrança da recorrência, dificuldades financeiras enfrentados pelo assinante, recebimento de um produto que não agradou, entre outros.

3. Diferentemente do e-commerce tradicional, no modelo de assinaturas, o cliente não escolhe exatamente o produto que vai receber. O clube de assinaturas fica responsável pela curadoria e seleção dos produtos, e a satisfação do assinante depende disso.  Para tanto, é essencial conhecer o perfil de seu público, quais são seus desejos e suas necessidades.

4. Pelo mesmo motivo do item anterior, clubes de assinaturas têm de oferecer, além de simplesmente vender o produto, uma experiência completa que proporcione benefícios exclusivos para o assinante. Dessa forma, torna-se mais vantajoso para ele manter sua assinatura.

Quais as diferenças entre o modelo de negócios de assinatura e um e-commerce tradicional?
5 (100%) 2 votes

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escreva e dê Enter para pesquisar

Shopping Cart

O MAPA DO OURO DO E-COMMERCE

 

O Passo a passo para começar até conseguir um e-commerce de sucesso

 

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU MANUAL GRATUITAMENTE

Sucesso! Enviamos um e-mail para você confirmar antes de receber o material.